Palmeiras e Flamengo entram em campo neste sábado (29), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental U, em Lima, capital do Peru, para escrever um capítulo inédito da história do futebol brasileiro. Pela primeira vez, dois clubes do país duelam pelo tetracampeonato da Libertadores. O vencedor se tornará o maior campeão nacional da competição, deixando para trás uma lista que inclui São Paulo, Santos, Grêmio (todos com três títulos) e o próprio adversário da final.
O embate marca ainda o reencontro dos dois times em uma decisão continental quatro anos depois do confronto em Montevidéu, quando o Palmeiras saiu vitorioso por 2 a 1 na prorrogação. Naquela noite, o lance decisivo ficou marcado pela falha de Andreas Pereira, então jogador do Flamengo, que perdeu a bola para Deyverson, resultando no gol do título alviverde. Hoje, o destino coloca o volante novamente no centro da narrativa, mas com camisa diferente.
Contratado pelo Palmeiras em setembro, vindo do Fulham (Inglaterra), Andreas afirmou, em sua apresentação, que buscaria “escrever uma nova história”. E a trajetória ganhou contornos simbólicos quando o jogador reencontrou o Flamengo no Brasileirão, em outubro. Hostilizado pela torcida, ele escorregou ao cobrar uma falta no Maracanã, gesto que reacendeu lembranças de 2021. Agora, ele pode ser protagonista na conquista de um título que, ironicamente, evitaria o tetra rubro-negro.
Para esta final, Abel Ferreira poupou 11 titulares na derrota por 3 a 2 para o Grêmio, na última terça (25), priorizando a decisão continental. A escolha praticamente tirou o Palmeiras da disputa pelo Brasileirão, competição na qual o Flamengo lidera com cinco pontos de vantagem a duas rodadas do fim.
Briga no Brasileirão e peso histórico
Do lado rubro-negro, a equipe comandada por Filipe Luís chega embalada pela campanha no Brasileirão e pela fase decisiva de Giorgian de Arrascaeta. O uruguaio vive temporada extraordinária, com 23 gols e 17 assistências, e pode conquistar seu 16º título pelo clube. O palco da final traz boas memórias: foi no Monumental U que o Flamengo conquistou sua segunda Libertadores, em 2019, com gols de Gabriel Barbosa sobre o River Plate.
Para Abel Ferreira, técnico do Verdão, vencer significa mais que um tetracampeonato para o Palmeiras. O português pode se tornar o maior treinador da história do clube em número de títulos, atingindo 11, além de igualar Osvaldo Zubeldía como segundo técnico com mais Libertadores.
No Palmeiras, nomes como Veiga, Gómez e Piquerez revivem o duelo de 2021. No Flamengo, Arrascaeta, Bruno Henrique e Michael também estiveram naquela final, mantendo a espinha dorsal de decisões recentes.
Onde assistir
Palmeiras e Flamengo se enfrentam a partir das 18 horas (horário de Brasília) deste sábado (29), no Estádio Monumental de Lima, no Peru, pela grande final da Copa Libertadores 2025. A partida terá transmissão da TV Globo, Ge TV, ESPN e Disney+.
Prováveis escalações
Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga, Allan; Flaco López, Vitor Roque.
Desfalques: Lucas Evangelista, Paulinho.
Possível retorno: Weverton.
Flamengo: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira, Alex Sandro; Jorginho, Pulgar, Arrascaeta; Cebolinha, Carrascal, Bruno Henrique.
Desfalques: Gonzalo Plata, Pedro.
Dúvida: Léo Ortiz.
O Monumental U será, mais uma vez, palco de emoções fortes e o destino decidirá qual gigante brasileiro assumirá o posto mais alto da América.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.