Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MP pede prisão preventiva de Lucas Bove por descumprir de medidas protetivas contra Cíntia Chagas; entenda

Cíntia Chagas prestou queixa contra Lucas Diez Bove (PL) no ano passado, relatando abusos físicos e psicológicos durante os mais de dois anos de relacionamento com o parlamentar.

24/10/2025 às 09h40

24/10/2025 às 09h40

O Ministério Público de São Paulo (MP) denunciou o deputado estadual Lucas Diez Bove (PL) por perseguição, violência psicológica, violência física e ameaça, e solicitou à Justiça sua prisão preventiva após sucessivos descumprimentos de medidas protetivas concedidas à influenciadora digital e ex-esposa Cíntia Chagas. O pedido ocorre no contexto de uma investigação que apurou violações reiteradas de ordens judiciais destinadas à proteção da vítima.

MP pede prisão preventiva de Lucas Bove por descumprir de medidas protetivas contra Cíntia Chagas; entenda - (Reprodução/ Alesp) Reprodução/ Alesp
MP pede prisão preventiva de Lucas Bove por descumprir de medidas protetivas contra Cíntia Chagas; entenda

Segundo o MP, o deputado ignorou repetidamente determinações judiciais que visavam à proteção de Cíntia Chagas. O documento afirma que há cerca de um ano, ele vinha descumprindo restrições impostas, mesmo após intimações pessoais e via seus advogados. O órgão destaca que a simples concessão das medidas protetivas deixou de garantir a segurança da vítima em função dos descumprimentos contumazes.

O relatório do MP aponta que, inicialmente, o deputado publicava nas redes sociais indiretas envolvendo a vítima e fazia referência ao processo contra ele. Com o tempo, as postagens evoluíram para menções explícitas ao nome da influenciadora digital e ao caso, em violação da proibição judicial de qualquer menção ao processo. Segundo a promotoria, essas publicações expuseram Cíntia Chagas, sugerindo que ela mentia e compartilhando conteúdos que afetaram sua dignidade.

Por meio de publicação nas redes sociais, Cíntia Chagas disse que recebeu o desdobramento da denúncia com serenidade e inabalável confiança na Justiça. “Trata-se de um homem público, e é moralmente inaceitável que agressores de mulheres permaneçam investidos em funções de poder. A violência contra a mulher não se circunscreve à esfera privada: constitui crime e afronta à dignidade humana", afirmou.

A influencer, prestou queixa contra Lucas Diez Bove no ano passado, relatando abusos físicos e psicológicos durante os mais de dois anos de relacionamento com o parlamentar. No dia 29 de setembro, a polícia concluiu o indiciamento de Bove pelos crimes de perseguição e violência psicológica. Em 15 de setembro, o inquérito foi encaminhado à Justiça.

Em agosto deste ano, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo optou por arquivar a denúncia por quebra de decoro parlamentar que havia sido apresentada em decorrência dessas mesmas alegações. Através dos storys do Instagram o parlamentar comentou sobre a denúncia feira pelo Ministério Público. “O Ministério Público de SP (MPSP) faz parte do sistemas acusatório. Sua denúncia baseia-se no que a suposta vítima diz. Ele não investiga NADA, quem faz isso é a delegada, que disse haver indícios apenas da tal violência psicológica”, declarou.

MP pede prisão preventiva de Lucas Bove por descumprir de medidas protetivas contra Cíntia Chagas; entenda - (Reprodução) Reprodução
MP pede prisão preventiva de Lucas Bove por descumprir de medidas protetivas contra Cíntia Chagas; entenda

Quem é Cíntia Chagas?

Cíntia Chagas, acumula mais de 7,6 milhões de seguidores nas redes sociais, é uma professora, escritora e influenciadora brasileira conhecida por seu trabalho com a língua portuguesa. Formada em Letras, ela dedicou boa parte da carreira ao ensino de gramática e redação, especialmente voltado para vestibulares e concursos. Tornou-se famosa nas redes sociais por explicar o português de maneira leve, divertida e acessível, atraindo milhões de seguidores interessados em aprender sem complicação.

Além de professora, Cíntia é autora de livros como “Sou péssimo em português” e “A Nossa Língua de Cada Dia”, nos quais combina conhecimento técnico com humor e situações do cotidiano. Também atua como palestrante, tratando de temas relacionados à comunicação, à oratória e ao uso adequado da língua.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.