O Estado do Maranhão registrou um novo tremor de terra na tarde deste domingo (16). É o segundo registrado em apenas dois dias. Desta vez, a terra tremeu levemente na região do município de São João do Soter, que fica a 416 Km da capital, São Luís, e a 135Km de Teresina.
De acordo com o Laboratório Sismológico (LABIS) DA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o abalo sísmico foi de 3.1 graus na Escala Richter, semelhante aos que foram registrados no último dia 14.
Os tremores de terra, que também são conhecidos como abalos sísmicos, são um movimento súbito e geralmente de baixa intensidade do solo causado pela liberação de energia do interior da Terra, principalmente devido à movimentação das placas tectônicas. Conforme explicou o climatologista Werton Costa, o fato de o tremor desta tarde ter sido próximo ao grau de intensidade dos anteriores indica que as falhas estão ativas na região do Maranhão.
Quatro tremores seguidos
Os maranhenses foram surpreendidos na noite da última quinta-feira (13) com quatro abalos sísmicos de baixa intensidade. O epicentro foi na cidade de Parnarama. As estações do LABSIS registraram quatro abalos com as seguintes magnitudes: um 22h07, de magnitude 4.0; um 23h31, de magnitude 2.2; um 23h37, de magnitude 2.2; e um 23h46, de magnitude 2.3.
O tremor principal, de magnitude 4.0 foi o que gerou relatos de moradores de cidades próximas, como Caxias e algumas áreas rurais de Parnarama.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.