Nesta quinta-feira (04), o céu brasileiro será palco da última superlua de 2025. O astro alcança o seu perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da Terra na sua órbita, resultando em uma aparência maior e brilho intensificado.
O fenômeno pode ser observado porque a órbita da Lua em torno do planeta Terra não é totalmente circular. Isto é, quando ela está cheia e, simultaneamente, próxima do seu perigeu, é criada a ilusão de um satélite maior e ainda mais brilhante.
Segundo especialistas em astronomia, a Lua estará a aproximadamente 357 mil quilômetros da Terra atualmente, o que é cerca de 27,3 mil quilômetros mais próxima do que o habitual.
Para aqueles que desejam observar a superlua, o ideal é aproveitar o nascer ou o pôr do sol, quando a Lua surge ou aparece próxima ao horizonte. É nesse momento que a chamada “ilusão lunar” acontece, dando uma sensação de maior tamanho e profundo contraste com paisagens urbanas ou naturais.
É estimado que o auge do fenômeno (momento em que a Lua cheia coincide com o perigeu) acontecerá por volta das 20h13, segundo o horário de Brasília. Ainda assim, o espetáculo pode ser apreciado desde o anoitecer e até na noite seguinte, caso as condições do céu colaborem.
Para ver a superlua não é necessário telescópio, binóculos ou quaisquer outros itens do tipo. Basta um céu limpo e um local com pouca poluição luminosa. Quanto mais aberto e livre de luzes urbanas, melhor será a observação.
Embora o ponto astronômico central seja a proximidade entre Terra e Lua, o fenômeno atrai o olhar e a admiração do público não só pelo espetáculo visual, mas também pela simbologia associada. O brilho intenso e a lua grande costumam ser vistos como um convite à contemplação, à introspecção e à conexão com a natureza.
Para moradores de regiões com o céu limpo, como vários locais do interior do Brasil, esta é uma excelente oportunidade. A superlua desta quinta-feira será a última de 2025.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.