Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com infância no Piauí, Jorge Messias pode ser indicado hoje ao STF por Lula

Potencial substituto de Luís Roberto Barroso viveu parte da juventude no Estado e tem título de cidadania piauiense.

20/10/2025 às 15h56

O presidente Lula (PT) deve indicar ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (20), Jorge Rodrigo Araújo Messias, advogado-geral da União e o principal nome cotado para assumir a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso. Pernambucano de nascença, Jorge Messias viveu parte da infância e da adolescência no Piauí, tendo estudado no Instituto Dom Barreto, uma das instituições de ensino mais tradicionais da capital.

Com o Piauí, ele diz ter uma relação de afeto e proximidade. Em 2023, Jorge Messias recebeu Título de Cidadania Piauiense concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí.

Com infância no Piauí, Jorge Messias pode ser indicado hoje ao STF por Lula - (José Cruz/Agência Brasil) José Cruz/Agência Brasil
Com infância no Piauí, Jorge Messias pode ser indicado hoje ao STF por Lula

O advogado-geral da União, que deve assumir uma cadeira no STF, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB). Messias ingressou na Advocacia-Geral da União como procurador da Fazenda Nacional em 2007 e foi subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil durante o governo de Dilma Rousseff.

Em novembro de 2022, Jorge Messias foi o mais votado em lista sêxtupla para o cargo de advogado-geral da União. No mês seguinte, o presidente eleito Lula confirmou a escolha de seu nome como novo ocupante do cargo.

Messias também exerceu os cargos de procurador do Banco Central do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi consultor jurídico do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovações, secretário de regulação e supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, e subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil.

Com infância no Piauí, Jorge Messias pode ser indicado hoje ao STF por Lula - (Walter Campanato/Agência Brasil) Walter Campanato/Agência Brasil
Com infância no Piauí, Jorge Messias pode ser indicado hoje ao STF por Lula

Indicação ao STF

Declaradamente evangélico, Jorge Messias é considerado pelos especialistas como um aceno de Lula à direita conservadora brasileira. Ao longo da semana passada, o presidente se reuniu com ministros do STF para colher a avaliação deles sobre o perfil do nome que vai ocupar a carga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.

Barroso esteve com Lula na última sexta-feira (17) no Palácio da Alvorada, ocasião em que foi indagado pelo presidente sobre seu sucessor. Barroso afirmou acreditar que tanto Jorge Messias, quanto os outros dois nomes cotados (Rodrigo Pacheco e Bruno Dantas) estão preparados para a vaga.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.