A queda de um avião de pequeno porte no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na região de Aquidauana, deixou quatro mortos na noite desta terça-feira (23). Entre as vítimas está o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, diretor da série ‘Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia’, que abordou o acidente aéreo da Chapecoense em 2016.
LEIA TAMBÉM
Luiz Fernando Ferraz estava na aeronave acompanhado do arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, referência internacional na área, além do também cineasta Rubens Crispim Jr. e do piloto Marcelo Pereira de Barros. Todos morreram na queda. O grupo viajava para gravações de um documentário sobre arquitetura.
A série Dossiê Chapecó, dirigida por Ferraz em parceria com a Pacha Films para a HBO/WBD, retratou os bastidores da tragédia aérea que matou jogadores, comissão técnica da Chapecoense e jornalistas em novembro de 2016, quando o time disputaria a final da Copa Sul-Americana. A produção foi indicada ao Emmy Internacional.
Além do trabalho em Dossiê Chapecó, Luiz Fernando Ferraz esteve à frente da série To Win or To Win, sobre a trajetória do clube Al Nassr, da Arábia Saudita. Ele também era sócio da Olé Produções, que confirmou sua morte em publicação nas redes sociais.
O acidente
A aeronave envolvida no acidente é um Cessna de prefixo PT-BAN, fabricado em 1958 e registrado para serviços aéreos privados. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião não tinha autorização para operar como táxi aéreo e possuía restrição para voos noturnos. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade tinha validade até 9 de dezembro.
De acordo com registros oficiais, em 2015 o mesmo avião havia sido apreendido por transporte irregular de turistas e ficou quase quatro anos sem operar, sendo liberado somente após ajustes exigidos pela Anac.
O também cineasta Rubens Crispim Jr., outra vítima da queda de avião no Pantanal, era dono da produtora Posei’dos e dirigiu o longa O Bixiga é Nosso!, vencedor de prêmio do público na Mostra Ecofalante 2024.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.