Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bolsa Família: em 11 anos, 70% dos adolescentes deixaram de depender do programa

Para o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, os números são resultado das melhorias nas condições de vida dos beneficiários do programa.

05/12/2025 às 13h59

A quebra do ciclo de pobreza foi representada em números por meio de um estudo da Fundação Getúlio Vargas chamado “Filhos do Bolsa Família: uma análise da última década do programa”. Divulgada hoje (05), a pesquisa revela é, desde 2014,70% dos adolescentes que estavam em lares que recebiam o Bolsa Família deixaram de depender dele.

No período de 11 anos, 60,68% dos beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa. A saída mais elevada foi justamente entre os adolescentes: 68,8% da faixa de 11 a 14 anos e 71,25% na faixa de 15 a 17 anos. Para o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, os números são resultado das melhorias nas condições de vida dos beneficiários do programa, o que permite a superação da pobreza.

Bolsa Família: em 11 anos, 70% dos adolescentes deixaram de depender do programa - (Lyon Santos/ MDS) Lyon Santos/ MDS
Bolsa Família: em 11 anos, 70% dos adolescentes deixaram de depender do programa

“As gerações de filhos e filhas do Bolsa Família estão saindo da pobreza quando chegam à idade de 20 a 25 anos, principalmente por causa do estudo, que é a condicionalidade na transferência de renda. Mas também a garantia de que as pessoas estão tendo infraestrutura, os pais com melhores condições de emprego formal que contribuem para superação da pobreza. Significa que a meta da inclusão socioeconômica, trabalhar o desenvolvimento social integrado com o desenvolvimento econômico, está dando resultado”, disse Wellington Dias.

 Ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias

A FGV revelou ainda que 52,67% dos jovens entre 15 e 17 anos que recebiam o Bolsa Família em 2014 também deixaram de integrar o CadÚnico, que inclui faixas de renda mais elevadas do que a do programa. Desse total, 28,4% tem emprego com carteira assinada em 2025. Entre os jovens de 11 a 14 anos, 49,65% saíram do CadÚnico e 19,10% possuem vínculo formal atualmente.

Os resultados apresentados nesta sexta-feira projetam, ainda, uma tendência de continuidade: a próxima década deverá aprofundar os ganhos de autonomia, trabalho e redução sustentável da pobreza no país.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.