Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bancos promovem mutirão de negociação de dívidas; saiba mais

A iniciativa reúne mais de 160 bancos e instituições financeiras

03/11/2025 às 15h05

Consumidores com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de empréstimo têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido em todo o país.

Bancos promovem mutirão de negociação de dívidas - (Marcello Casal Jr/ Agência Brasil) Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Bancos promovem mutirão de negociação de dívidas

A iniciativa reúne mais de 160 bancos e instituições financeiras, além de contar com o apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons. O objetivo é oferecer condições especiais para a renegociação de débitos e orientar a população sobre educação financeira.

De acordo com os organizadores, o mutirão não contempla financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis. As negociações podem ser feitas de forma online ou presencial, dependendo da instituição participante.

As negociações podem ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr. O serviço é gratuito e visa encontrar alternativas para conflitos de consumo, conectando consumidores e empresas.

A relação completa sobre as instituições participantes, canais oferecidos pelos bancos para negociação das dívidas e outras informações estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia Febraban. A adesão pode ser feita diretamente no canal digital do seu banco.

Uma outra alternativa para aderir ao mutirão, é realizar o cadastro no site www.consumidor.gov.br. Após acessar, basta selecionar a instituição com a qual deseja negociar sua dívida e seguir as orientações. A empresa tem o prazo de dez dias para analisar e responder às solicitações.

Para consultar dívidas em atraso, o consumidor pode acessar o Registrato, que é um relatório atualizado mantido pelo Banco Central.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral