A adolescente Anne Marie, filha da modelo, Schynaider Moura, morreu aos 16 anos nesse domingo (21), após sofrer uma parada cardíaca. A jovem era filha da piauense Schynaider Moura com o empresário Mário Bernardo Garnero. Ela havia passado por um transplante de coração em junho de 2022, procedimento necessário após diagnóstico de cardiomiopatia dilatada, doença que enfraquece o músculo cardíaco.
LEIA TAMBÉM
Anne Marie enfrentava desde a infância complicações decorrentes de cardiomiopatia dilatada, condição que aumenta o tamanho do músculo cardíaco e reduz sua capacidade de contração. Em junho de 2022, a filha da modelo Schynaider Moura passou por um transplante de coração. A cirurgia foi considerada bem-sucedida, mas o processo de recuperação exigia acompanhamento constante.
No mês de junho deste ano, a modelo Schynaider Moura compartilhou um vídeo celebrando três anos do procedimento. Na ocasião, ela ressaltou a importância da doação de órgãos e comentou sobre os avanços da filha após a cirurgia. “Eu chorei bastante porque foi uma grande vitória. Ela estava com um coração novo, em processo de adaptação, e os primeiros passos significavam que ela estava bem”, disse a modelo em depoimento.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Além de Anne, Schynaider Moura é mãe de outras duas meninas. Até a manhã desta segunda-feira (22), a modelo ainda não havia se pronunciado publicamente sobre a perda. A informação da morte foi confirmada nesta segunda pelo tio da adolescente, Álvaro Garnero, por meio de suas redes sociais. “Annie. Agora é estrela que guia e protege a nossa família”, escreveu.
O velório e o sepultamento de Anne Marie, filha da modelo Schynaider Moura, foram marcados para esta terça-feira (23), em São Paulo. A família aguarda a chegada do pai da adolescente, Mário Bernardo Garnero, que estava na Europa no momento da morte da filha.
Cardiomiopatia dilatada
A cardiomiopatia dilatada é uma doença do músculo cardíaco que faz com que as câmaras do coração fiquem dilatadas (aumentadas) e as paredes se tornem mais finas. Isso enfraquece a capacidade do coração de bombear o sangue para o resto do corpo, o que pode levar à insuficiência cardíaca.
Causas e fatores de risco
Em muitos casos, a causa da cardiomiopatia dilatada não é identificada, sendo chamada de cardiomiopatia dilatada idiopática. No entanto, a doença pode ser resultado de outros problemas, como:
- Genética: Em cerca de 40% dos casos, há uma predisposição familiar.
- Infecções: Vírus, bactérias e parasitas (como o causador da doença de Chagas).
- Consumo excessivo de álcool e uso de drogas ilícitas (cocaína, anfetaminas).
- Problemas nas válvulas cardíacas ou arritmias.
- Doenças autoimunes e certas condições sistêmicas, como diabetes ou doenças da tireoide.
- Gravidez: Em casos raros, a cardiomiopatia pode se desenvolver durante a gravidez (cardiomiopatia periparto).
Sintomas
Os sintomas da cardiomiopatia dilatada geralmente se desenvolvem gradualmente e podem ser confundidos com os de outras condições. Eles estão relacionados à incapacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente e incluem:
- Fadiga e cansaço excessivo.
- Falta de ar, especialmente durante esforço físico ou ao deitar-se.
- Inchaço (edema) nas pernas, tornozelos e pés, e às vezes no abdômen.
- Palpitações (sensação de batimento cardíaco irregular ou acelerado).
- Tontura ou desmaios.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.