O ano de 2025 registrou o maior avanço da aviação civil na região Nordeste nos últimos 25 anos. Segundo informações do Ministério de Portos e Aeroportos, entre os meses de janeiro e novembro deste ano, foram registrados 18,5 milhões de passageiros transportados em voos com origem em aeroportos nordestinos, número histórico.
O volume reflete o aquecimento da economia regional e alta demanda de passageiros e já é o maior contabilizado na série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que iniciou no ano 2000. Com o crescimento, 2025 se torna o melhor ano da aviação doméstica e internacional no Nordeste.
Entre as cidades nordestinas com aeroportos mais movimentados, se destacam Recife (PE), tendo recebido 4,4 milhões de passageiros, Salvador (BA), com 3,5 milhões de embarques, e Fortaleza (CE), marcando 2,7 milhões de passageiros. Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Natal (RN) também se destacaram, cada uma superando a marca de 1 milhão de pessoas embarcando. O aeroporto de Teresina, capital do Piauí, não foi citado na lista de mais movimentados do ano e não ultrapassou 1 milhão de embarques.
Os números mostram uma mudança de padrão na mobilidade da população e na conectividade dos estados no Nordeste. No geral, em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 17,6 milhões de passageiros, observa-se um crescimento de quase 1 milhão de viajantes.
O mês de novembro apresentou um volume recorde de embarques no Nordeste, com 1,69 milhão de pessoas iniciando suas viagens a partir da região, o que representa uma quantidade histórica para o mês e um aumento de quase 120 mil embarques em relação a novembro de 2024.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirma que os números de 2025 refletem o sucesso das políticas de incentivo à aviação regional e a melhora no poder de compra da população. “Chegar ao final de 2025 com o melhor resultado em 25 anos é a prova de que a mobilidade aérea está sendo democratizada. Quando vemos 18,5 milhões de embarques a partir do Nordeste, estamos vendo uma economia que gira, ampliação do comercio e famílias se reencontrando. (...) Nosso objetivo é ampliar a aviação à população e conectar o Nordeste a qualquer lugar do Brasil e do mundo com mais facilidade”, disse.
Além das viagens nacionais partindo de aeroportos nordestinos, foram registrados 771 mil embarques com destinos internacionais entre os meses de janeiro e novembro de 2025. Os números consolidam o Nordeste como um hub de saída direta do Brasil, o que permite que passageiros voem para o exterior sem depender de conexões no Sudeste, o que sempre foi o mais comum para viagens no Brasil.
Neste ano, a ponte aérea com a Europa foi a maior preferência de embarques, com Portugal – especialmente a capital, Lisboa – se destacando entre os destinos preferidos (representando 40% das viagens). A cidade portuguesa é o principal ponto de conexão com o continente europeu. Locais como Paris (França), Buenos Aires (Argentina) e Miami (EUA) também se destacaram na malha aérea.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.