Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Timon

Após quatro homicídios em 48 horas, Timon mobiliza forças de segurança

Secretário Municipal de Segurança fala em ações de facções criminosas nas mortes ocorridas no final de semana.

12/01/2026 às 11h47

O final de semana foi bastante violento na cidade de Timon, vizinha a Teresina, onde foram registrados quatro homicídios no intervalo de apenas 48 horas. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Segurança da cidade decidiu mobilizar as forças policiais para aumentar o policiamento ostensivo. O anúncio fio feito pelo subsecretário de Segurança de Timon, coronel Hormann Schnneyder, nesta manhã (12).

Após quatro homicídios em 48 horas, Timon mobiliza forças de segurança - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Após quatro homicídios em 48 horas, Timon mobiliza forças de segurança

O primeiro homicídio ocorreu na quinta (08), quando um jovem de 18 anos foi morto ao assaltar uma loja no bairro Parque Piauí. O segundo caso foi registrado na madrugada da sexta (09) na Vila Angélica. Também na sexta, um pintor teve a casa invadida e foi morto a tiros no bairro Cícero Ferraz. No mesmo dia, um homem foi assassinado dentro de casa no bairro São Benedito.

Para o coronel Schnneyder, as mortes estão relacionadas com as brigas entre facções rivais. Ele informou que os autores dos homicídios já foram todos identificados. Um deles já está preso. Trata-se do acusado de matar o pintor Cláudio Ferreira de Oliveira Júnior, no bairro Parque Piauí.

“Todos já são conhecidos do mundo do crime. E estamos atuando de maneira forte. Temos a determinação de fazer operações pontuais nas áreas de maior criminalidade, temos intensificado isso para que a população possa se sentir segura e viver com tranquilidade. Periodicamente temos usado o apoio do helicóptero de maneira ostensiva e estamos dando a resposta pelo sistema de Segurança em Timon e em toda a região”, comentou o coronel.

Subsecretário de Segurança de Timon, coronel Hormann Schnneyder - (Reprodução) Reprodução
Subsecretário de Segurança de Timon, coronel Hormann Schnneyder

Ele lembra que a proximidade de Timon com a capital piauienses leva ao aumento no fluxo de pessoas, inclusive na circulação em rotas de fugas de indivíduos foragidos. Isso, segundo o coronel Schnneyder, colabora para um aumento da criminalidade na região. “Esta conexão Teresina-Timon é muito forte, principalmente com relação às facções. Mas já tomamos as providências quanto a isso”, afirma.

Candidatura em 2026

O subsecretário de Segurança de Timon, coronel Schnneyder, é cotado para concorrer a cargo eleitoral no pleito deste ano. Questionado sobre o ingresso na política, ele preferiu não comentar o assunto no momento e reiterou que o foco é a segurança pública. “Nesse momento, a prioridade é a segurança. Num segundo momento, vamos falar sobre candidatura”, finalizou.