Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Roda Viva

por Otávio Neto

Porquê candidatura de Fábio Novo é diferente das demais que o PT já teve

De fato, o PT nunca conseguiu protagonismo nas disputas pelo Palácio da Cidade, mas é verdade também que Fábio Novo é o mais viável

06/05/2024 às 14h08

O uso da imagem de Lula e Rafael para impulsionar Fábio Novo na pré-campanha a prefeito de Teresina e o tamanho da base aliada são analisados com desdém pela campanha de Sílvio Mendes, seu principal adversário. É preciso reconhecer, no entanto, que essa é uma fórmula que deu certo na eleição estadual ao reduzir a diferença entre Rafael e Sílvio na capital e proporcionar capilaridade ao candidato governista no interior. Sem esses dois fatores, muito provavelmente Rafael não teria conseguido sucesso. “Mas em Teresina o cenário é diferente”, podem alegar alguns. De fato, o PT nunca conseguiu protagonismo nas disputas pelo Palácio da Cidade, mas é verdade também que nenhuma outra candidatura petista reuniu tantos partidos, tantos pré-candidatos a vereador e contou com engajamento verdadeiro do Palácio de Karnak. Isso tudo, claro, não é garantia da eleição de Novo, mas demonstra que essa é uma disputa já é diferente das demais. 

Birthday

Rafael Fonteles - (Assis Fernandes / O Dia ) Assis Fernandes / O Dia
Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles comemora 39 anos nesta segunda-feira (6) com uma programação religiosa, administrativa e também de homenagem. O chefe do Executivo participa de Missa em Ação de Graça, às 8h, na igreja Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste da capital. Logo em seguida, participa da inauguração da reforma do plenário da Assembleia Legislativa e em seguida recebe da Alepi a Medalha do Mérito Legislativo do Piauí, honraria proposta pelo deputado João Mádison (MDB). 

Os argumentos

O vereador Leonardo Eulálio, do PL, vai recorrer da decisão da ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a perda do seu mandato sob a alegação do uso de candidaturas laranjas na chapa do PL na eleição de 2020. A defesa do parlamentar vai argumentar que se trata de uma decisão monocrática e sem a designação da pauta de julgamento do caso. No mérito, no entanto, o entorno de Leonardo dá o caso como perdido. 

Pauta definida

A deputada Gracinha Mão Santa, que articula candidatura ao Governo do Estado em 2026, escolheu a pauta que usará para tentar desgastar o governo pelos próximos meses. A parlamentar tem batido forte na instituição da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que vai proporcionar as Parcerias Público Provado do sistema de abastecimento de água e esgoto do estado. Na semana passada, conseguiu aprovar na Alepi uma audiência pública para debater a temática, mas teve reprovado o pedido de envio de ofício para os órgãos de controles pedindo investigação das MRAE. 

Não foi dessa vez

Mais de 50 mil piauienses fariam as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que deveriam ter ocorrido ontem, mas foram suspensas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) devido às fortes chuvas que castigam o estado do Rio Grande do Sul. Somente em Teresina, eram aguardados 34 mil pessoas. Em todo o estado, as provas ocorreriam em seis municípios, totalizando 99 pontos de aplicação. 

Roda de conversa

Depois do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu, agora é a vez do ex-deputado federal Manoel Domingo Neto tentar oxigenar a esquerda no Piauí. Professor, historiador e escritor de obras como “O que fazer com o militar”, que conta com a participação de José Genoino, ele participa de uma roda de conversa intitulada “Como enfrentar a extrema direita” nesta segunda-feira (6), às 18:30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina.

*A coluna Roda Viva é publicada originalmente no jornal O Dia