Cerca de 540 quilos de substância análoga a cloridrato de cocaína foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização na tarde desta quarta-feira (13), em Piripiri, no Norte do Piauí. A droga estava escondida em um caminhão que fazia o trajeto entre Belém (PA) e Tianguá (CE). O condutor do veículo foi preso.
Segundo a PRF, a apreensão ocorreu por volta das 13h20, quando um caminhão FORD/CARGO 3031 8X2 L, que transportava caixas plásticas vazias, foi abordado. Contudo, durante a inspeção, os policiais identificaram no meio das caixas vazias, os tabletes de droga.
O condutor confessou ter aceitado R$ 10 mil para realizar o transporte, tentou fugir no momento da abordagem, mas foi contido pelos policiais. Questionado, o motorista informou que costuma realizar o trajeto transportando açaí, mas que, nesta ocasião, foi contratado para levar a droga ao interior do Ceará, sabendo da natureza ilícita do carregamento desde o início.
O crime de tráfico de drogas é tipificado no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas), e prevê penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa. A depender das circunstâncias, como a quantidade de droga apreendida, a participação de organização criminosa e a tentativa de fuga, as penas podem ser agravadas.
No caso do motorista preso em flagrante, ele poderá responder tanto pelo transporte de entorpecentes quanto por associação ao tráfico, caso se comprove envolvimento com outros indivíduos. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Piripiri para os procedimentos legais cabíveis.