Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Picos

Gil Paraibano será candidato a deputado federal em 2026 a convite de Ciro Nogueira

Ex-prefeito de Picos e atual suplente no Senado deve disputar vaga na Câmara Federal pelo Progressistas; filho Aldo Gil confirma decisão.

29/11/2025 às 11h44

29/11/2025 às 11h44

O ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano (PP), a convite do senador Ciro Nogueira, será candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Com três mandatos à frente da prefeitura e atualmente segundo suplente no Senado, Gil desponta como principal nome do Progressistas na região para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Gil Paraibano recebeu convite de Ciro Nogueira e deverá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. - (Reprodução redes sociais ) Reprodução redes sociais
Gil Paraibano recebeu convite de Ciro Nogueira e deverá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.

Nas eleições municipais de 2024, Gil Paraibano concorreu à reeleição na prefeitura de Picos e ficou em segundo lugar, com mais de 20 mil votos. O vencedor foi o ex-deputado Dr. Pablo Santos (MDB). Mesmo com o resultado, Gil é considerado uma aposta estratégica para reforçar a chapa proporcional do PP.

A confirmação da candidatura foi feita por seu filho, o deputado estadual Aldo Gil (PP), que destacou o interesse do senador Ciro Nogueira em fortalecer o partido no interior. “Ele já está andando lá em Picos, de casa em casa, conversando com o pessoal. Eu acredito que ele vai levar sim à frente essa candidatura dele”, disse.

Sobre o nome que o grupo de Gil Paraibano apoiará para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), ainda não há definição. Aldo Gil já reafirmou que não será candidato em 2026, pois pretende se dedicar à administração das empresas da família.

“Para deputado estadual, saíram aí algumas notícias, mas nunca saiu da minha boca com a confirmação e eu não tenho condição de votar contra meu pai. Então, eu só tenho um patrão na política, que é Gil Paraibano, e a decisão é única e exclusivamente dele”, disse.