Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II

Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Piauí

Projeto de Lei foi apresentado nesta segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa do Piauí

16/04/2025 às 14h32

O Festival de Inverno de Pedro II, um dos eventos culturais mais importantes do Piauí, pode ganhar um novo status: o de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Um Projeto de Lei foi apresentado nesta segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas) para reconhecer o evento.

Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Piauí - (Prefeitura de Pedro II) Prefeitura de Pedro II
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Piauí

Além do reconhecimento cultural, o PL também prevê a inclusão oficial do festival no Calendário de Eventos do Estado. O objetivo, segundo o parlamentar, é destacar a relevância cultural, social e econômica da festa, que é realizada anualmente de forma gratuita no município de Pedro II, localizado a cerca de 200 km ao norte de Teresina.

“O Festival de Inverno é mais do que um evento, é uma expressão viva da cultura do nosso povo. Ele movimenta a economia, valoriza artistas, incentiva o turismo e promove Pedro II como referência nacional. Esse reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial é um passo importante para fortalecer ainda mais essa tradição”, afirmou o deputado Wilson Brandão.

Deputado Estadual Wilson Brandão - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Deputado Estadual Wilson Brandão

Desde sua primeira edição, em 2004, o Festival de Inverno se firmou como um dos maiores eventos do estado, atraindo milhares de visitantes de todas as regiões do Brasil e até do exterior. O evento é conhecido por valorizar a música, o artesanato, a gastronomia e a identidade cultural da região, gerando impactos positivos no turismo e na economia local.

A proposta agora segue para análise nas comissões técnicas da Alepi. Se aprovada, segue para sanção do governador Rafael Fonteles.