Após a reformulação do Campeonato Brasileiro Série D, que a partir de 2026, contará com 96 clubes, o Parnahyba sonha com a última vaga. Caso se confirme, a equipe do litoral se junta a Piauí, Fluminense-PI e Altos.
A penúltima vaga da competição foi conquistada pelo Moto Club de São Luís, que disputará a Série D após o Brasil de Pelotas se sagrar campeão da Copa Ruy Carlos Ostermann. O clube gaúcho tinha vaga garantida pelo critério quatro da competição, que reserva o restante de vagas por meio do ranking nacional de clubes. Com o título, a vaga que era do Brasil de Pelotas, ficou com o Moto Club.
Dos 96 clubes que irão disputar a quarta divisão 2026, resta uma vaga, que está entre Gurupi e Parnahyba. A equipe piauiense é a próxima do ranking e confirma a participação caso o Tocantinópolis vença o Gurupi.
As partidas entre as equipes estão marcadas para os dias 20 e 24 de dezembro, com o Tocantinópolis fazendo o segundo jogo em casa, pela final do Campeonato Tocantinense 2025, que foi refeito por conta de irregularidades por parte do União.
Em 2025, o Tubarão do Litoral terminou o Campeonato Piauiense na terceira colocação e enfrentou o Piauí na semifinal, mas foi eliminado pelo Enxuga Rato nos pênaltis. Com isso, não garantiu calendário para 2026.
Já na Série D, a equipe azulina foi eliminada na primeira fase da competição, ficando na penúltima colocação do grupo A2, com 14 pontos. Foram três vitórias, cinco empates e seis derrotas em 14 rodadas.
Caso o Parnahyba garanta vaga, serão quatro times piauienses na competição. Com a reformulação, o Altos também foi beneficiado por ter avançado à segunda fase da Série D deste ano. Piauí e Fluminense-PI já estavam garantidos por terem chegado à final do Piauiense 2025.