A Polícia Federal amanheceu esta segunda-feira (25) cumprindo uma série de mandados judiciais para desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas que atua em Parnaíba, litoral piauiense. São 20 ordens judiciais, sendo 11 de prisão temporária e nove de busca e apreensão expedidas pela Central de Inquéritos.
As investigações apontaram que a organização criminosa é liderada por um foragido da justiça que já foi preso diversas vezes e que possui ao menos seis mandados de prisão em aberto em se desfavor. Em nota, a PF informou que o grupo criminoso era formado basicamente por traficantes de drogas e atuava para sustentar as atividades ilegais do líder e organizar suas rotas de fuga.
A operação deflagrada hoje, batizada de Nota Final, é uma continuação da Operação Auxlilium, que foi deflagrada em abril deste ano para combater justamente o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro do mesmo bando. O grupo é responsável também por vários homicídios na região.
A ação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Militar e Polícia Penal do Piauí.
O tráfico de drogas é tipificado na lei brasileira como o comércio ilegal de substâncias entorpecentes. A prática envolve a produção, distribuição, venda ou transporte de drogas ilícitas. As penas para o tráfico variam de cinco a 15 anos de prisão, além de multa, dependendo da quantidade e do tipo de droga envolvida. De acordo com a polícia, é comum que traficantes utilizem a lavagem de dinheiro para reinvestir os lucros obtidos com o tráfico em negócios legítimos, o que dificulta a identificação e repressão a essas atividades criminosas.