Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parnaíba

Piauí registra 5º caso suspeito de intoxicação por metanol; paciente está internado em Parnaíba

Estado já notificou casos em Teresina e no litoral; todos os quatro anteriores foram descartados após exames laboratoriais.

20/10/2025 às 18h57

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nesta segunda-feira (20) o quinto caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. O paciente, que não teve a identidade revelada, deu entrada no domingo (19) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, apresentando dor abdominal, náuseas, vômitos e visão turva após consumir vodca no dia anterior.

O 5º caso suspeito de intoxicação por metanol deu entrada nesta segunda-feira (20) no HEDA.  - (Divulgação/Ascom) Divulgação/Ascom
O 5º caso suspeito de intoxicação por metanol deu entrada nesta segunda-feira (20) no HEDA.

Segundo a Sesapi, amostras foram coletadas para exames laboratoriais, que irão confirmar ou descartar a contaminação. Até o último domingo (19), o Piauí não tinha mais casos em investigação, os quatro casos anteriores, sendo três em Parnaíba e um em Teresina, foram descartados após análise pericial.

Todos os pacientes atendidos em Parnaíba deram entrada no HEDA, receberam atendimento médico imediato, apresentaram boa evolução clínica e foram liberados. O último caso suspeito havia sido registrado no dia 8 de outubro.

No início deste mês, o Ministério da Saúde distribuiu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicação por metanol. Deste total, o Piauí recebeu 24 unidades, destinadas à rede estadual de saúde.

Piauí recebe doses de antídoto contra metanol - (© Paulo Pinto/Agência Brasil) © Paulo Pinto/Agência Brasil
Piauí recebe doses de antídoto contra metanol

A Sesapi reforça o alerta à população e orienta que denúncias sobre comercialização de bebidas adulteradas sejam encaminhadas à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e ao PROCON.

Casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol devem ser comunicados imediatamente ao CIEVS Teresina, pelo e-mail [email protected], e ao Centro de Informações Toxicológicas (CITOX) do Piauí, pelos telefones 0800 280 3661 ou (86) 98178-8257.