Um paciente ainda não identificado foi internado nesta sexta-feira (3) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com suspeita de intoxicação por metanol. Caso seja confirmado, este poderá ser o primeiro registro da substância no Piauí.
De acordo com informações preliminares, a suspeita é de que o homem tenha ingerido bebida alcoólica adulterada. Após o consumo, ele apresentou dores abdominais, episódios de vômito e visão turva, sintomas típicos de intoxicação por metanol. O caso, entretanto, segue em investigação pelos serviços de saúde do estado.
No cenário nacional, o Brasil já contabiliza, até a tarde de quinta-feira (2), 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Desses, 11 foram confirmados laboratorialmente pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs), que monitora a situação em diversos estados.
A Sesapi informou por meio de nota que o HEDA está seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e que o paciente está em observação, recebendo tratamento de suporte, enquanto exames laboratoriais foram solicitados para confirmar ou descartar a suspeita.
Confira a nota
A Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) informa que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) recebeu um paciente com sintomas que levantaram a suspeita de possível intoxicação por metanol.
A unidade segue o protocolo institucional validado, elaborado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde (Nota Técnica Conjunta nº 360/2025). O paciente permanece em acompanhamento clínico, sob medidas de suporte, e foram solicitados exames laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico.
Todas as condutas estão sendo adotadas em conformidade com as recomendações oficiais.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) encaminhou o caso para a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e vai iniciar os procedimentos de investigação para apurar a origem da possível substância.
As Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública do Piauí reforçam que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a proteção da população.
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)