Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Luís Correia

MPF pede demolição de casa construída em área de preservação no litoral piauiense

Imóvel foi construído ilegalmente com supressão de mangue, às margens do Rio Cardoso, na Praia de Macapá, em Luís Correia.

04/12/2025 às 14h06

O Ministério Público Federal do Piauí (MPF-PI) acionou a Justiça Federal pedindo a demolição de uma casa de veraneio que foi construída em uma área de recuperação ambiental degradada na Praia de Macapá, em Luís Correia. O órgão pediu a desocupação do imóvel e o pagamento de indenização por construção irregular.

O imóvel em questão tem aproximadamente 240 m²m foi construído nas margens dos rios Cardoso e Camurupim, em área de preservação permanente, com retirada da vegetação de mangue-de-botão, que também é uma área de preservação permanente. O espaço em questão é um terreno acrescido de marinha, de titularidade da União e integra a Unidade de Conservação Federal APA Delta do Parnaíba.

MPF pede demolição de casa construída em área de preservação no litoral piauiense - (Divulgação/MPF-PI) Divulgação/MPF-PI
MPF pede demolição de casa construída em área de preservação no litoral piauiense

O Ministério Público Federal analisou laudos periciais da Polícia Federal, que demonstraram a ocupação irregular da área. “Essa ocupação iniciou em 2019 e a edificação fio concluída em 2020, mesmo após a construção ter sido embargada. Diante do tipo de infração e da impossibilidade de regularização, o MPF sustenta a necessidade de demolição”, diz o órgão.

Além da demolição do imóvel, o ente ministerial requer na justiça a condenação do responsável pelo imóvel à remoção do entulho, além da elaboração de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) para recuperação da vegetação. O responsável pelo imóvel deve responder, ainda, com o pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 50 mil.