Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Esperantina

Fiéis fazem campanha nas redes sociais para manter padre em Esperantina após anúncio de transferência

População da cidade pede que o padre Jeremias Mathias permaneça em Esperantina para poder dar continuidade ao trabalho que desenvolve.

07/06/2024 às 14h17

A população do município de Esperantina, a 184 Km de Teresina, iniciou uma campanha nas redes sociais pedindo a permanência do padre Jeremias Mathias à frente da paróquia da cidade, a Paróquia de Boa Esperança. Isso porque ontem (06) a Diocese de Parnaíba, responsável pela paróquia esperantinense, anunciou a transferência de Jeremias para outra cidade. Os moradores alegam que o padre tem desenvolvido um bom trabalho assistencialista e espiritual junto às comunidades e que isso deve ser mantido.

Fiéis fazem campanha nas redes sociais para manter padre em Esperantina após anúncio de transferência - (Divulgação) Divulgação
Fiéis fazem campanha nas redes sociais para manter padre em Esperantina após anúncio de transferência

O Portalodia.com conversou com uma moradora de Esperantina e frequentadora da paróquia de Boa Esperança. Kelma Moura diz que a realidade das 50 comunidades que o padre atende mudou desde que ele chegou à cidade e que o número de fiéis aumentou consideravelmente, o que deu volume ás ações sociais promovidas pela igreja local.

"Quando o padre Jeremias chegou aqui, em 2017, a igreja estava parecendo abandonada. Ele reconstruiu a igreja e ergueu capelas em todas as comunidades por onde passou. As missas que ele celebra são sempre lotadas, ele chega a realizar até quatro celebrações no Domingo e sempre com um trabalho de evangelização e assistência social muito bem feito. Ele tem facilidade em lidar com as pessoas e isso é algo que nós não queríamos perder", explica.

Padre Jeremias Mathias - (Divulgação) Divulgação
Padre Jeremias Mathias

Dentre as ações desenvolvidas pela paróquia sob o comando do Padre Jeremias estão as constantes campanhas de arrecadação e doações de alimentos às famílias mais necessitadas. "Ele não faz distinção entre o rico e o pobre, entre o enfermo e sadio. Ele olha para todos e age como um representante da Igreja Católica que deve agir. Ele movimenta toda a cidade, quase 40 mil pessoas, em prol de boas ações e em prol de quem mais precisa. Com a saída dele, Esperantina perde muito, principalmente aquelas comunidades mais carentes que hoje contam com o apoio dos fiéis e da igreja para se manter", afirma Kelma Moura.

Pedindo a permanência do padre Jeremias à frente da Paróquia de Esperantina, os moradores da cidade estão organizando um abaixo-assinado com o qual pretendem coletar até 20 mil assinaturas. Os esperantinenses também estão promovendo a instalação de outdoors pelas ruas e uma manifestação ainda sem data marcada. O objetivo é chamar a atenção da Diocese para as reivindicações.

Transferências são normais e ocorrem de seis em seis anos

O Portalodia.com procurou a Diocese de Parnaíba, que responde pela Paróquia Boa Esperança, em Esperantina. Por meio de sua assessoria, a entidade informou que as transferências no clero são comuns e que geralmente acontecem de seis em seis anos para que o pároco possa vivenciar outras realidades e ajudar a transformá-las, bem como para permitir que a população tenha contato com uma nova administração.

A Diocese informou ainda que a decisão de transferir o padre Jeremias de Esperantina não tem volta, até o presente momento, e que no lugar dele, deve assumir a paróquia de Boa Esperança o padre Edimar, Silva Lima, atual pároco da catedral de Parnaíba.. O padre Jeremias será transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Brasileira.

______________________