Uma força-tarefa coordenada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) resultou na interdição de mais de 50 toneladas de agrotóxicos vencidos no município de Bom Jesus, Sul do Piauí. A ação, realizada entre os meses de fevereiro e junho de 2025, foi conduzida por meio da Unidade de Sanidade Vegetal (USAV), ligada à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi).
Segundo relatório técnico da USAV, foram lavrados sete autos de interdição, totalizando 50.500 quilos e 5.094 litros de agrotóxicos e produtos correlatos considerados impróprios para uso em virtude do vencimento da validade. A operação também resultou em oito notificações a fabricantes e distribuidores para o recolhimento adequado dos produtos vencidos, como medida de segurança ambiental.
Das empresas notificadas, cinco realizaram a retirada dos produtos, recolhendo 370 kg e 4.864 litros. Outras cinco interdições foram revertidas após a devida regularização das pendências, liberando novamente 375 kg e 4.764 litros de produtos que haviam sido suspensos anteriormente.
Além das apreensões, a fiscalização visitou 11 estabelecimentos comerciais responsáveis pela venda de defensivos agrícolas. Como resultado, foram lavrados termos de fiscalização e seis empresas foram notificadas a corrigir irregularidades relacionadas ao controle de estoque e às condições de armazenamento. Três desses estabelecimentos já atenderam integralmente às exigências impostas pelos fiscais da Adapi.
A operação está fundamentada na Lei Estadual nº 5.267/2002 e no Decreto Estadual nº 14.576/2011, assegurando o cumprimento das normas que regulamentam o comércio, armazenamento e uso de agrotóxicos no estado do Piauí.
As fiscalizações em estabelecimentos comerciais e depósitos de agrotóxicos seguem intensificadas na região de Bom Jesus, um dos polos produtivos do agronegócio piauiense, assim como em outras regiões do Estado, garantindo o cumprimento da legislação vigente e a preservação da saúde pública e ambiental.