Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bastidores do Poder

por Ezequiel Araújo

Jair Bolsonaro poderá receber título de cidadania teresinense

A iniciativa é da vereadora Samantha Cavalca (Progressistas) e aguarda análise das comissões técnicas da Casa antes de seguir para votação em plenário.

18/06/2025 às 13h05

 - ()

Foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina um projeto de decreto legislativo que propõe a concessão do título de cidadão teresinense ao ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL). A iniciativa é da vereadora Samantha Cavalca (Progressistas) e aguarda análise das comissões técnicas da Casa antes de seguir para votação em plenário.

Jair Bolsonaro poderá receber título de cidadania teresinense - (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Jair Bolsonaro poderá receber título de cidadania teresinense

Na justificativa da proposta, a parlamentar argumenta que Bolsonaro, durante sua trajetória política, incluindo o mandato de presidente entre 2019 e 2022, teria contribuído com ações que beneficiaram diretamente a cidade de Teresina, especialmente nas áreas da infraestrutura, saúde e assistência social.

Entre as ações destacadas estão a duplicação de trechos das BRs 343 e 316, repasses federais para o combate à pandemia de Covid-19, ampliação dos valores pagos por programas como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família, além da entrega de unidades habitacionais e investimentos em obras estruturantes no estado.

“Diante de sua relevante atuação política, sua contribuição à vida pública brasileira e pelas ações empreendidas que trouxeram benefícios à cidade de Teresina, especialmente no campo social e da infraestrutura, entende-se como justa e meritória a concessão do Título de Cidadão Teresinense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, como forma de reconhecimento público por parte do povo teresinense”, justificou a vereadora.

Caso aprovado nas comissões, o projeto seguirá para deliberação em plenário, onde dependerá do voto da maioria simples dos vereadores presentes. Se obtiver o aval do Legislativo municipal, a entrega da honraria ocorrerá em sessão solene, com data a ser marcada.