Um oficial de Justiça identificado como Caio Resende foi vítima de agressão ao cumprir um mandado judicial no bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina, nesta sexta-feira (31). O momento registrado em vídeo mostra o alvo do mandado dando ré com seu carro repetida vezes e batendo o veículo contra o de Caio, que estava estacionado na porta.
O oficial de justiça chega a informar “Oficial de justiça, cara! (sic.)”, mas, mesmo assim, o homem continua dando ré e batendo seu carro no dele de forma aparentemente proposital. O veículo não pertence ao oficial Caio Resende, mas ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), órgão o qual o profissional representa. O carro do Tribunal é utilizado sempre em serviço pelos oficiais.
O Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Piauí (Sindojuspi) informou que Caio acionou a Polícia Militar e registrou Boletim de Ocorrência. Nas redes sociais, a entidade compartilhou o vídeo e manifestou revolta com a situação.
O Sindojuspi afirmou: “A cada dia que passa, mais situações em que Oficiais de Justiça são agredidos no cumprimento de ordens judiciais vem se tornando mais comuns, o que evidencia o risco a que somos submetidos e o quanto ainda necessitamos que o Estado e os Tribunais olhem com mais atenção para o nosso trabalho e nossas vidas”.
O sindicato repudiou o ocorrido bem como qualquer agressão e informou que tomará as providências cabíveis para comprar que medidas sejam tomadas.
O Tribunal de Justiça do Piauí, proprietário do veículo, também se pronunciou. Por meio de nota, o órgão reafirmou que atos de violência contra servidores públicos atentam contra a própria justiça e não serão tolerados.
Confira a nota na íntegra:
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) manifesta veemente repúdio à agressão sofrida por um Oficial de Justiça durante o cumprimento de um mandado judicial, na manhã da última quinta-feira (30), na zona Sul de Teresina.
O TJPI reafirma que atos de violência contra servidores públicos, especialmente no exercício legítimo de suas funções, atentam contra a própria Justiça e não serão tolerados. O Oficial de Justiça é agente essencial à efetivação das decisões judiciais, sendo sua atuação indispensável para a garantia dos direitos e o cumprimento da lei.
O Tribunal reitera seu compromisso com a segurança, a integridade e o respeito a todos os servidores e servidoras do Poder Judiciário piauiense, reafirmando que a violência jamais poderá se sobrepor à Justiça e ao Estado de Direito.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.