Portal O Dia

Vereador do Partido dos Trabalhadores propõe audiência sobre taxas cobradas pela Águas de Teresina

O vereador do Partido dos Trabalhadores João Pereira vai protocolar nesta sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Teresina, uma solicitação de audiência pública para debater as taxas cobradas aos consumidores pela Águas de Teresina. Segundo o parlamentar, a empresa responsável pela distribuição de águas e pelos serviços de esgotamento sanitário na capital aumentou em alguns casos, em até 100% o valor do consumo mensal de água na cidade.

Divulgação
Vereador do Partido dos Trabalhadores propõe audiência sobre taxas cobradas pela Águas de Teresina

“Nos últimos meses, tenho recebido relatos de pais e mães de família desesperados com o aumento no preço do talão de água. Pessoas que ganham salário mínimo e que pagavam 100 reais pela água consumida estão recebendo a conta com o valor duplicado. Quem pagava 200 reais, agora, paga 400 reais e assim sucessivamente. Sou vereador para defender o nosso povo, principalmente, os mais necessitados. Tenho que provocar esse debate, que tem por objetivo encontrar formas de impedir que a empresa responsável pela distribuição de água em nossa cidade explore com preços abusivos nossa população”, disse João Pereira (PT).

Assis/O Dia
Vereador João Pereira (PT), em entrevista ao Sistema O Dia

A ideia da audiência pública é reunir representantes do Ministério Público Estadual, representantes da ARSETE - Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina, lideranças comunitárias e demais órgãos envolvidos na causa, para tentar resolver a situação. O vereador do Partido dos Trabalhadores entende que o caso não é tão simples porque existe Lei aprovada na Câmara Municipal que regulamenta tal atitude da distribuidora de água.

A empresa tem justificado o aumento devido ao programa de saneamento que está sendo realizado em toda cidade e que requer constantes investimentos. “O serviço nem está em funcionamento. A população de Teresina está pagando o produto que não está recebendo” finalizou o vereador.

Após audiência, MPPI vai apurar denúncias "quebra-quebra" e taxas abusivas da Águas de Teresina

O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu um ato para instaurar um procedimento administrativo para apurar a conduta e os trabalhos da empresa Águas de Teresina. A medida foi tomada após o MPPI realizar uma audiência pública com moradores, representantes de bairros e a direção da concessionária. Durante a audiência, o promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, da 42ª Promotoria de Justiça de Teresina, que presidiu os trabalhos, ouviu da população as denúncias de problemas deixados na cidade e na vida dos moradores após as obras da empresa. São eles:

Reprodução / MPPI
Promotor Francisco de Jesus (ao centro), em Audiência Pública no MPPI.

O promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima afirmou que tudo o que foi exposto na audiência será apurado pelo MPPI. “Foi expedido um ato para a instauração de um procedimento administrativo para apurar todas essas questões que são notórias, diga-se de passagem, envolvendo o saneamento básico de Teresina. O 'quebra-quebra', como foi dito pelos próprios usuários, as taxas e a questão dos PVs, que são os postos de visitas. Então, instaurado esse procedimento, seguimos com a audiência pública. Para que, assim, ouvíssemos e ouvimos os usuários moradores insatisfeitos que formularam suas reclamações”, detalhou o promotor.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.