Portal O Dia

‘Vem pra Saraiva’ movimenta o centro de Teresina e resgata sentimento de pertencimento

Após anos marcado pelo esvaziamento e sensação de abandono, o Centro de Teresina ganha uma nova chance de reconexão com a população. O projeto “Vem pra Saraiva”, idealizado pela Prefeitura de Teresina, surge como uma proposta de revitalização do coração da cidade, promovendo aos domingos um ambiente de cultura, lazer, serviços públicos e incentivo ao empreendedorismo local. A ação iniciou no primeiro domingo de julho (06) e seguirá até o dia (27), sempre das 8h às 13h, na Praça Saraiva.

Divulgação/Semdec
‘Vem pra Saraiva’ movimenta o centro de Teresina e resgata sentimento de pertencimento

O espaço, por muito tempo esquecido por grande parte da população, voltou a ser ocupado com ações de saúde e cidadania, além de apresentações culturais, expositores da Feirinha Verde, que vão mostrar, em uma edição especial, produtos locais e gastronomia sustentável. A proposta é devolver ao Centro o protagonismo que um dia teve na vida dos teresinenses.

Para a gerente de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Neila Cunha, o “Vem pra Saraiva” é mais do que um evento, é uma estratégia para reacender o vínculo afetivo da população com o Centro.

Trata-se de um projeto do centro de revitalização de Teresina, onde estão sendo realizados eventos que tem como base a economia criativa, a cultura e a estruturação do centro, desenvolvimento econômico e a volta do público à região

Neila Cunhagerente da Semdec

Durante os domingos de evento, serviços como aferição de pressão arterial, orientações de saúde, emissão de carteiras de estacionamento para idosos e atividades educativas são oferecidos em parceria com órgãos municipais e instituições como Strans, FMS, Sesc e outros. Segundo Neila, o público tem respondido bem à proposta.

“O público do evento tem sido regular. O primeiro dia serviu para perceber se as pessoas realmente abraçaram a iniciativa. No segundo dia teve a mesma quantidade de visitantes, mas com mais expositores, e as expectativas são as melhores para os dois próximos domingos”, disse.

Divulgação/Semdec
‘Vem pra Saraiva’ movimenta o centro de Teresina e resgata sentimento de pertencimento

Esse é o caso da confeiteira Ingrid Camilla, que participou pela primeira vez de uma feira com venda direta ao público. Crescida no Centro de Teresina, Camilla tem uma ligação afetiva com o local e decidiu participar do “Vem pra Saraiva”. “Vi nas redes sociais que seria uma ação para revitalizar o Centro e me senti chamada a participar. O abandono do Centro me entristece, e essa foi minha forma de contribuir. Tive que investir em estrutura, como expositor e mesas, mas valeu a pena”, relata.

Acostumada a vender seus produtos apenas pela internet, ela se viu diante de um novo desafio: o atendimento presencial. “Foi uma experiência nova. O contato direto com o público me permitiu entender melhor o que os clientes gostam e adaptar os produtos para o domingo seguinte. Além disso, serviu como vitrine. Algumas pessoas que provaram meus bolos entraram em contato depois, o que mostra o alcance da ação”, conta.

Divulgação/Arquivo pessoal
Ingrid Camilla participou pela primeira vez de uma feira com venda direta ao público

A ocupação da Praça Saraiva por artistas, famílias, comerciantes e serviços públicos cria um ambiente seguro e acolhedor, rompendo com a ideia de um centro abandonado. A Prefeitura planeja avaliar o impacto da ação após os quatro domingos de julho e discutir próximas edições.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.