A Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, região central de Teresina, foi alvo de vandalismo na madrugada desta segunda-feira (3). De acordo com a Arquidiocese de Teresina, criminosos quebraram as três portas de vidro da fachada principal do templo. Segundo o delegado Sérgio Alencar, a principal linha de investigação é que um desentendimento entre um funcionário da igreja e uma pessoa em situação de rua teria motivado o ato de vandalismo.
LEIA TAMBÉM
“A suspeita é que, ontem, durante a noite, parece que houve um desentendimento entre os responsáveis pela igreja e um morador em situação de rua. Houve esse conflito, acho que essa pessoa que estava tumultuando a Missa, e houve esse conflito. Então, pode ser que tenha a ver com esse fato, pode ser que essa pessoa que se sentiu prejudicada, o morador de rua pode ter voltado durante a madrugada e depredado as portas da igreja. A principal linha de investigação é essa”, informou o delegado Sérgio Alencar.
Hoje pela manhã, funcionário da Catedral registraram o boletim de ocorrência. "Então, a partir desse boletim de ocorrência, nós iniciamos as investigações, objetivando identificar o autor desse delito. Até agora, nós não conseguimos identificar ainda”, complementou o delegado.
Apesar dos danos materiais, não houve registro de furtos ou de maiores prejuízos ao patrimônio religioso. A Igreja informou que as autoridades de segurança pública já foram acionadas para investigar o caso e identificar os responsáveis pela ação criminosa. As investigações devem apontar se a ação se tratou de uma tentativa de arrombamento ou de um ato de intolerância religiosa.
Em nota de esclarecimento divulgada nesta manhã, a Arquidiocese lamentou o ocorrido e reforçou seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural da capital piauiense. "Reafirmamos nosso compromisso com a preservação do patrimônio religioso e cultural da cidade, bem como com a promoção da paz, do respeito e da segurança em nossas igrejas", disse a nota. (Confira na íntegra abaixo)
Ana Carolina Ribeiro, fiel da Igreja de Nossa Senhora das Dores manifestou tristeza ao ver as portas do templo quebradas. “A igreja passou recentemente por uma reforma. Estou muito triste e abalada porque como fiel, como cristã, a gente viu a dificuldade que o padre teve (para arcar com a reforma), fizemos campanhas... E numa madrugada vem uma pessoa usuária de drogas e faz isso com a gente. É uma falta de respeito muito grande. Se fazem isso com a casa do Senhor, imagina o que ele podem fazer conosco?”, questionou.
A Catedral das Dores é um dos principais templos religiosos de Teresina e atrai diariamente fiéis e turistas. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre a motivação do ato de vandalismo.
Celebrações ocorrerão normalmente nesta segunda (3)
Ao O Dia, o funcionário da Catedral das Dores, Emanuel da Conceição, afirmou que as Missas serão realizadas normalmente nesta segunda (3). “Vão ocorrer as missas, ao meio-dia e às 5h da tarde, conforme a programação normal. A gente convida os fiéis a estarem adorando nosso Senhor Jesus Cristo. E com fé em Deus vamos descobrir os autores que fizeram esse vandalismo aqui na Igreja”.
Confira a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO - Arquidiocese de Teresina
A Arquidiocese de Teresina informa que, na madrugada desta segunda-feira, 03 de novembro, a Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no centro da capital, foi alvo de vandalismo. Criminosos quebraram as três portas de vidro da fachada principal do templo.
Felizmente, não houve registro de furtos e nem de danos maiores ao patrimônio. A Arquidiocese lamenta o ocorrido e já acionou as autoridades de segurança pública para que o caso seja devidamente investigado e os responsáveis identificados.
Reafirmamos nosso compromisso com a preservação do patrimônio religioso e cultural da cidade, bem como com a promoção da paz, do respeito e da segurança em nossas igrejas.
Teresina (PI), 03 de novembro de 2025
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.