Portal O Dia

Teresina tem só 18% do número ideal de guardas municipais; secretário projeta concurso

Um dado revelado nesta segunda-feira (17) pelo secretário municipal de Segurança Pública de Teresina, coronel Wagner Torres, mostrou a defasagem no efetivo da GCM de Teresina. De acordo com o chefe da pasta da segurança, pelo que determina a Constituição Brasileira, a guarda teresinense deveria ter um efetivo total de pelo menos 1.738 gcm's. Porém, o número atual é bem distante disso: apenas 316 guardas integram a corporação, o que representa apenas 18,18% do considerado ideal.

Ascom PMT
Teresina tem só 18% do número ideal de guardas municipais previsto pela Constituição.

Quem fez o cálculo que traz esse dado preocupante foi o próprio secretário Wagner Torres, em entrevista ao programa Comando Geral, da FM O Dia e O Dia TV. O dado é baseado é uma exigência da Constituição Federal, que prevê que cidades com mais de 500 mil habitantes devem ter o seu efetivo de guardas calculado levando em consideração o número de habitantes.

"Cidades com população acima de 500.000, deve se fazer a conta multiplicando por 0,2%. Teresina, pelo último levantamento feito pelo IBGE em 2022, tem uma população de 866 mil habitantes. Se você fizer um cálculo simples e multiplicar por 0,2%, dá 1.738. Então, nós deveríamos ter 1.738 guardas municipais. E temos quantos hoje? 316. Já chegamos a ter o número de 407. Só que a turma vai fazendo outros concursos e vai saindo”, explicou Wagner Torres. 

Assis Fernandes / O DIA
Wagner Torres, secretário municipal de Segurança Pública de Teresina

O secretário destacou que o número total de 316 diminui ainda mais quando se leva em consideração os afastamento do trabalho por motivos internos. “São 316 gcm’s. Mas prontos para o serviço, eu tenho 258. Porque tem os que estão de atestado médico, as gestantes - temos oito grávidas lá. E por dia, entram 44 (na escala). Por que 44? Por conta da carga horária semanal; eles trabalham 30 horas; trabalham um dia e folgam 5”, complementou. 

Secretário planeja novo concurso para GCM em 2025

Mesmo com os graves problemas financeiros enfrentados pela Prefeitura de Teresina, a secretário Wagner Torres afirmou que neste ano, deve ser realizado um novo concurso para a Guarda Municipal. A previsão é de que o edital seja lançado ainda neste primeiro semestre, com as provas sendo realizadas até o final de 2025. A ideia é que o certame ofereça 200 vagas.

Divulgação/Prefeitura de Teresina
Novo concurso deve ofertar 200 vagas para a GCM de Teresina.

A meta da secretaria Municipal de Segurança Pública, segundo o secretário, é concluir a gestão do prefeito Silvio Mendes com pelo menos 800 guardas municipais. Mas, novamente, o empecilho pode ser a situação financeira do município. “No meu plano eu coloquei 800 quadros principais (até o fim dos quatro anos de gestão). 200 para cada ano, quando fechasse os quatro anos com 800. Agora, a gente tem que entender que o prefeito recebeu a prefeitura como caixa negativa. Dr. Silvio Mendes está recebendo a prefeitura com mais de 1 bilhão de reais de dívida. Mas quem vai dizer o momento certo do concurso é o prefeito”, concluiu.

Assis Fernandes / O DIA
Wagner Torres, secretário de Segurança Pública.

Confira trechos da entrevista:


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.