Portal O Dia

Teresina reforça oferta de testes rápidos para ISTs e PEP após o Carnaval

Nesta quinta-feira (19), após o período de Carnaval, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforçou a disponibilidade de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Teresina e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no centro da capital. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

Além da testagem gratuita, a rede municipal também disponibiliza a Profilaxia Pós-Exposição, conhecida como PEP, indicada para reduzir o risco de infecção pelo HIV após situações consideradas de risco.

Divulgação/SES
Teresina reforça oferta de testes rápidos para ISTs e PEP após o Carnaval

O medicamento deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição e é administrado por 28 dias consecutivos. O serviço está disponível no CTA durante a semana e no Hospital Natan Portela, que funciona 24 horas por dia.

A orientação é que pessoas que tenham tido relação sexual desprotegida procurem atendimento o quanto antes, especialmente dentro do prazo indicado para início da PEP. Para a realização dos testes rápidos, a recomendação técnica é aguardar cerca de 30 dias após a exposição para maior confiabilidade do resultado.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da FMS, Alana Niege, o teste pode ser feito a qualquer momento, mas há um período considerado ideal.

“A pessoa pode fazer o teste a qualquer momento que se sentir apta a realizar o mesmo, mas o ideal é que, na dúvida, repita o teste após 30 dias da relação sexual desprotegida”, afirma Alana.

Ela destaca que o Carnaval é um período marcado por grandes aglomerações e maior consumo de bebidas alcoólicas, o que pode contribuir para comportamentos de risco. “Por isso, orientamos pessoas que têm vida sexual ativa a realizar os testes rápidos. O acesso aos serviços nesses locais é sigiloso e garantido”, completa.

A FMS reforça que os serviços são gratuitos e que o atendimento é realizado de forma confidencial, como parte das ações permanentes de prevenção e diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis na capital.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.