Portal O Dia

Teresina integrará rede nacional de hospitais inteligentes e UTIs automatizadas do SUS

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18) que Teresina será uma das cidades integradas à rede nacional de hospitais e serviços de saúde inteligentes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa prevê a criação de uma estrutura moderna de medicina de alta precisão, com tecnologia voltada à eficiência e à humanização do atendimento.

Luiza Frazão/MS
O anúncio do Ministério da Saúde integrará 13 estados a uma rede de hospitais e serviços inteligentes no SUS.

O projeto prevê a implantação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) automatizadas, que funcionarão de forma interligada no Piauí e em mais 12 estados brasileiros. Além disso, o Ministério da Saúde informou que oito unidades hospitalares em todo o país serão modernizadas, em parceria com universidades e secretarias de saúde.

“Não estamos falando só de construção de hospitais, de modernização de UTIs e de hospitais que já existem. Estamos falando de um movimento de incorporação tecnológica, de parcerias de transferência tecnológica”, disse o ministro Alexandre Padilha.

A rede integrará o programa Agora Tem Especialistas, que utilizará inteligência artificial para agilizar atendimentos, podendo reduzir em até cinco vezes o tempo de espera nas emergências. Além de Teresina, as cidades de Manaus, Dourados (MS), Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília também participarão do projeto.

“Serão serviços totalmente digitais, com monitoramento contínuo, integração entre equipamentos e sistemas de informação. A tecnologia auxiliará na previsão de agravos, apoiará decisões clínicas, otimizará avaliações e permitirá a troca de conhecimento entre especialistas em diferentes regiões. Também estarão conectadas a uma central de pesquisa e inovação”, finalizou o ministério.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.