Portal O Dia

Tenente da PM é investigado por roubar cheques de conselheira do TCE e aplicar golpes em Teresina

O tenente da Polícia Militar do Piauí, Alexandre Filipe Tupinambá Silva, está sendo investigado por diversos golpes aplicados aqui em Teresina. Um deles chama a atenção: o PM teria se aproveitado de quando era motorista da ex-deputada Flora Isabel para roubar um talão de cheques usá-lo para pagar dívidas. Hoje, Flora Isabel é conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

A investigação a respeito deste golpe corre no 12º Distrito Policial Segundo o delegado Ademar Canabrava, titular do DP, o tenente Alexandre teria causado um prejuízo de mais de R$ 100 mil a Flora Isabel. Em nota, a conselheira do TCE esclareceu que os cheques foram emitidos no período em que ela exercia mandato como deputada estadual e que só teve conhecimento da ação criminosa depois que o banco entrou em contato para informar divergências na assinatura de cheques alvos de compensação. O tenente tentou falsificar a assinatura de Flora Isabel.

Empresa Brasileira de Comunicação

Assim que tomou conhecimento da situação, a conselheira prestou queixa-crime junto ao Ministério Público para que fossem tomadas as medidas legais. O tenente Alexandre Tupinambá já havia sido denunciado pelo MP neste caso dos cheques roubados da conselheira Flora Isabel. A denúncia foi oferecida pela 9ª Promotoria Criminal, que atua sobre casos envolvendo militares.

No entanto esse episódio dos cheques não foi o único envolvendo o tenente Alexandre Tupinambá. O delegado Canabrava diz que há possibilidade que ele tenha movimentado pelo menos R$ 1 milhão só com a aplicação de golpes em Teresina. “Ele chegou a vender o apartamento da própria esposa e a penhorar o carro dela sem ela saber”, relatou o delegado.

Assis Fernandes/O Dia
Segundo o delegado Ademar Canabrava, o tenente chegou a vender o apartamento da própria esposa

Além disso, segundo ele, o tenente também costumava lesar locadoras de veículos em Teresina. Canabrava comentou que o PM alugava carros nestas empresas e os entregava a agiotas como garantia de pagamento para conseguir empréstimos.

“Ele chegou a fazer isso com pelo menos cinco carros de uma única empresa. Fora os mais de 10 boletins de ocorrência que temos de pessoas denunciando que foram vítimas dos golpes aplicados por eles. Estamos agora colhendo todos os depoimentos e colhendo provas para dar robustez a este inquérito”, explicou o delegado Canabrava.

O delegado disse que pedirá a prisão preventiva do tenente Alexandre Tupinambá. Ele deve responder pelos crimes de estelionato e falsificação de documentos. O tenente também será investigado pela Corregedoria da Polícia Militar pelos golpes aplicados contra Flora Isabel conforme determinação da Secretaria de Segurança.