Portal O Dia

Tatiana Medeiros chega à sede do Fórum Eleitoral de Teresina para audiência de instrução

A vereadora Tatiana Medeiros chegou à sede do Fórum Eleitoral de Teresina para dar início à audiência de instrução e julgamento dela e de outros oito réus, investigados no escopo da Operação Escudo Eleitoral, que desarticulou um esquema de fraude eleitoral com a participação de membros de uma facção criminosa. (Confira o vídeo do momento da chegada da vereadora no vídeo abaixo)

As investigações apontam ainda crimes como organização criminosa, corrupção eleitoral, dentre outros. Tatiana chegou por volta de 8h40, acompanhada do advogado de defesa Francisco Medeiros. Na chegada, a parlamentar não falou com a imprensa.

Reprodução
Tatiana Medeiros chega à sede do Fórum Eleitoral de Teresina para audiência de instrução

O advogado da vereadora falou com os jornalistas antes do início do julgamento. Francisco Medeiros reiterou que acredita "no poder judicial e que a verdade prevalecerá”. Sobre como vai se dar a defesa da parlamentar durante o julgamento, o advogado afirmou: “Tudo vai depender do como vai ser o andamento processual, do que vier é que a gente vai fazer as teses, no momento. A gente vai entender como é que vai funcionar o andamento processual na audiência de hoje e no decorrer da semana”.

A audiência está marcada para iniciar às 9h e serão ouvidas 12 testemunhas de acusação. A expectativa é que a Tatiana participe todos os dias, ouvindo tanto as testemunhas de defesa quanto as de acusação.

O julgamento de Tatiana Medeiros, que definirá o futuro político da parlamentar, deve ocorrer durante cinco dias, iniciando hoje e seguindo pelos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, sendo o primeiro caso de julgamento no estado que envolve a participação de uma parlamentar em um processo relacionado a facções criminosas no Piauí.

Arquivo / O DIA
Tatiana Medeiros chega à sede do Fórum Eleitoral de Teresina para audiência de instrução

Veja o momento em que Tatiana Medeiros chega para julgamento:

A juíza Júnia Maria Feitosa, titular da 1ª Vara Eleitoral, que preside a audiência, afirmou que o julgamento marca o início efetivo da apuração das provas apresentadas na denúncia e que todo o trabalho seguirá “com tranquilidade”, obedecendo ao que determina o Código de Processo Penal. Segundo ela, o objetivo é confirmar em juízo cada elemento colhido na fase de inquérito, já que “todas as provas produzidas na fase inquisitorial precisam ser confirmadas sob o crivo do contraditório e da ampla defesa”.

“A função do juiz é oferecer as mesmas armas para as duas partes. Ou seja, que as duas partes tenham as mesmas condições de produzir suas provas”, afirmou a magistrada. A juíza ainda reforça que o acesso ao julgamento será restrito e acrescentou que todos os 12 nomes arrolados para o primeiro dia de audiência, nesta segunda-feira (24), estão confirmados, sem nenhuma ausência registrada até o momento. Não será permitida a entrada de celulares no ambiente de julgamento.

De acordo com a juíza, eventuais incidentes são esperados e fazem parte da dinâmica de uma ausência criminal, mas ressalta que tudo será tratado com critério técnico. Ela ressalta que podem surgir pedidos da defesa ou contraditas de testemunhas, e que caberá ao colegiado analisá-los no momento adequado. “É uma audiência criminal normal, que correrá dentro da normalidade”, disse, destacando que seu papel é conduzir o processo “garantindo a ampla defesa, a contraditório e resolvendo eventuais problemas que possam acontecer” enquanto o julgamento avança para a fase de interrogatório dos réus.

Aguarde mais informações...


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.