Motoristas e cobradores de ônibus que passam pelo Centro de Teresina estão denunciando as ameaças e agressões sofridas durante as ações de criminosos nos pontos de ônibus da capital. Em entrevista ao programa Comando Geral, da O Dia TV, nesta terça-feira (20), o presidente do sindicato dos motoristas, Antônio Cardoso, cobrou mais segurança para os trabalhadores e usuários do transporte público.
A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) informou por meio de nota que enviou equipes para reforçar a ostensividade, com rondas de viaturas e motocicletas, para coibir práticas criminosas nos locais citados. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem
“Antes esses ‘lanceiros’ não ameaçavam as pessoas, mas agora quem tenta denunciar é coagido ou até mesmo agredido, inclusive motoristas e cobradores. Eles vão para a porta do ônibus e atrasam o embarque dos passageiros fazendo falsas perguntas para gerar aquela aglomeração”, explicou o presidente do Sintetro.
Geralmente agindo em grupo, os criminosos aproveitam a distração dos passageiros para furtar celulares e outros objetos de valor sem que a vítima perceba. A ação é rápida e dificilmente é notada por quem está sendo furtado. Ainda de acordo com Antônio Cardoso, ação dos lanceiros já foi registrada na Praça da Bandeira, Praça João Luís Ferreira, Praça Saraiva e em alguns pontos na Avenida Frei Serafim.
Lanceiro quebrou o para-brisa após motorista denunciar furto
No dia 14 de junho, o para-brisa de um ônibus foi quebrado após um lanceiro atirar uma pedra na direção do motorista, que havia denunciado uma tentativa de furto contra uma passageira. O fato foi presenciado por um agente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) que trabalhava no local. O motorista se deslocou à delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
“O prejudicado é sempre a população, que vai ter menos ônibus à disposição. Nesse caso, o motorista não vai pagar o prejuízo. Mas é um absurdo um trabalhador ter que pagar os danos ao veículo e ser duplamente penalizado”, disse.
Confira a íntegra da nota:
Nota à imprensa
A Polícia Militar do Piauí informa que enviou equipes para reforçar a ostensividade, com rondas de viaturas e motocicletas, com o objetivo de coibir práticas criminosas no local, priorizando pontos com solicitações mais recorrentes.
Informa ainda que, além do telefone 190, podem acionar a Polícia Militar por meio do número dos telefones celulares embarcados, que podem ser verificados no site da PMPI.
Teresina, 20 de junho de 2023.
José Avelá Pereira Costa - Cel PM - Diretor de Comunicação Social da PMPI