Portal O Dia

Silvio Mendes nomeia novos gestores para secretarias em Teresina

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), nomeou novos gestores para comandar secretarias da administração municipal. As nomeações foram oficializadas por meio de decretos publicados no Diário Oficial do Município na quarta-feira (6) e envolvem mudanças na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e na Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul).

Arquivo / O DIA
Silvio Mendes nomeia novos gestores para secretarias em Teresina

Na Semel, Expedito de Melo Rosa Falcão Filho assume interinamente o cargo de secretário, substituindo o vereador Zé Neto (MDB). Já na SDU Sul, José Matheus da Costa e Silva passa a responder pela superintendência, no lugar de Aluísio Sampaio (Progressistas).

Ambos os novos gestores exercerão as funções de forma interina, acumulando as atribuições com os cargos que já ocupam na administração, com efeitos retroativos a partir de 1º de agosto de 2025. A previsão é que os titulares retornem aos cargos originais em setembro, após protocoladas as emendas parlamentares individuais para o Orçamento de Teresina em 2026.

Mudança na Educação

Conforme apuração do PortalODia.com, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), antes comandada pelo vereador Ismael Silva (Progressistas), está sob responsabilidade de Irene Lustosa, que atua como gerente executiva de Ensino. No entanto, a nomeação oficial ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município, mas a expectativa é de que isso ocorra nos próximos dias.

Entenda

As mudanças ocorrem após as exonerações, no dia 31 de julho, de três secretários que também exercem mandato de vereador: Ismael Silva (Semec), Aluísio Sampaio (SDU Sul) e Zé Neto (Semel). Eles retornaram à Câmara Municipal para atuar diretamente na destinação das emendas impositivas individuais ao Orçamento de Teresina para o exercício de 2026.

A expectativa é de que os secretários retornem às suas funções na Prefeitura após concluírem o processo de indicação das emendas. Nos bastidores, no entanto, há informações de que alguns parlamentares devem permanecer na Câmara ao longo de todo o mês de agosto, a fim de garantir o recebimento integral dos proventos vinculados ao mandato, como salário-base e demais verbas parlamentares.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.