Portal O Dia

Silvio Mendes diz que só fará concurso para GCM quando prefeitura "tiver dinheiro"

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, afirmou que a realização de um novo concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM) só acontecerá quando a prefeitura tiver condições financeiras para isso. A declaração foi feita durante a posse do Conselho Municipal de Segurança nesta quarta-feira (28). Pela fala, o prefeito demonstrou intenção de ampliar o efetivo, porém, segundo ele, a situação financeira ainda impõe limitações.

Assis Fernandes/ODIA
Silvio sobre concurso da GCM: "Na hora que a gente tiver dinheiro, a gente faz"

Segundo o gestor, a administração tem como meta dobrar o número de agentes da Guarda Municipal, medida considerada estratégica para o fortalecimento da segurança pública na capital. No entanto, Silvio Mendes destacou que a prioridade, neste momento, é manter o equilíbrio das contas do município.

"Na hora que a gente puder e tiver dinheiro suficiente, vamos fazer concurso para aumentar o efetivo da Guarda Municipal. Nós já colocamos mais de 20 carros novos na rua. Nós estamos querendo dobrar (o efetivo da GCM). E na hora que a gente tiver dinheiro, a gente faz", disse o prefeito Silvio Mendes. A fala ocorreu no contexto da Posse do Conselho Municipal de Segurança Pública, órgão que deve contribuir na organização das políticas públicas voltadas à segurança.

Arquivo O DIA
Guarda Municipal de Teresina.

A fala - que demonstra incerteza quanto à realização do certame - vai de encontro ao anunciado recentemente pelo secretário municipal de Segurança Pública de Teresina, coronel Wagner Torres. O secretário afirmou que há a previsão de realização de um concurso público para a Guarda, com a oferta de 300 vagas. Segundo ele, o certame deve ocorrer ao longo de 2026.

O anúncio foi feito pelo secretário durante entrevista à imprensa. Wagner Torres afirmou que o concurso está previsto no planejamento da gestão municipal, mas não apresentou uma data específica para a publicação do edital. “Meu maior gargalo hoje é a questão do nosso efetivo. Éramos para ter 1.808 guardas municipais. Hoje, eu tenho 307. Ou seja, menos de um sexto. Esse ano vai ter o concurso e nós estamos solicitando para 300 vagas“, afirmou o coronel.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre salário, jornada de trabalho, etapas do processo seletivo ou exigências que devem constar no edital do provável concurso.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.