O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), exonerou nesta quinta-feira (31) três integrantes do alto escalão da gestão municipal. Os decretos, publicados no Diário Oficial do Município, oficializam a saída temporária de Ismael Silva (Progressistas), titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec); Aluísio Sampaio (Progressistas), da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul); e Zé Neto (MDB), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).
Os três secretários também exercem mandato como vereadores e retornam à Câmara Municipal para participar diretamente da destinação de emendas impositivas individuais ao Orçamento de Teresina para o exercício de 2026.
LEIA TAMBÉM
- Secretários de Teresina retornam à Câmara para garantir destinação de emendas ao Orçamento de 2026
- Enzo Samuel admite possibilidade de desconto salarial a vereadores que protagonizarem novos embates na Câmara
- Vereador Draga Alana recebe convite para o PT, mas enfrenta resistência interna no partido
- Enzo Samuel espera que segundo semestre na Câmara seja mais equilibrado e com foco no orçamento
Com a volta dos titulares, deixam temporariamente o Legislativo os suplentes Pedro Alcântara (Progressistas), Samantha Cavalca (Progressistas) e Teresinha Medeiros (MDB).
Um decreto publicado na quarta-feira (30) estabelece o prazo de 1º a 15 de agosto para que os parlamentares cadastrem suas indicações no Sistema Eletrônico de Cadastro de Indicações de Emendas Parlamentares Individuais (SECIEPI).
Presidente da Câmara vê medida como “natural”
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT), afirmou que o retorno dos vereadores licenciados é um procedimento já comum em outras instâncias do poder público.
“Por enquanto tudo chegou de forma informal [retorno de vereadores], mas é algo natural. Isso já acontece no Congresso onde deputados e senadores que estão afastados para ocupar, por exemplo, cargos no Executivo como secretários, e no período de destinação de emendas eles retornam para que ele possa fazer a destinação dos recursos, principalmente para atender as regiões que eles têm mais alcance e mais trabalho. Então é algo natural”, disse o parlamentar ao PortalODia.com.
A expectativa é de que os secretários retornem às suas funções na Prefeitura após concluírem o processo de indicação das emendas. Nos bastidores, no entanto, há informações de que alguns parlamentares devem permanecer na Câmara ao longo de todo o mês de agosto, a fim de garantir o recebimento integral dos proventos vinculados ao mandato, como salário-base e demais verbas parlamentares.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.