O bairro Poty Velho, na zona Norte de Teresina, se transforma neste final de semana em palco de cultura, cidadania e inclusão com a realização do São João Solidário, promovido pela Fundação Cultural Octávio Miranda, com apoio do Governo do Piauí. O evento acontece neste sábado (28) e domingo (29), das 7h às 13h, na praça principal do bairro, integrando as celebrações dos 71 anos dos festejos do Poty Velho.
Transmitido ao vivo pelas emissoras O Dia TV (canal 9.1), TV Lupa1 (canal 8.1) e Band Piauí (canal 12.1), o São João Solidário tem como proposta unir tradição junina com a prestação de serviços gratuitos à comunidade, beneficiando moradores com acesso facilitado à saúde, documentação, assistência jurídica e atividades culturais.
LEIA TAMBÉM
- São João Solidário leva apresentações culturais e serviços sociais à população de Teresina
- Quem foi São João? Entenda a origem da data e por que é comemorada em 24 de junho
- CNU 2025: governo divulga divisão de cargos dos nove blocos temáticos
- Pessoas de baixa renda poderão ter CNH gratuita; saiba mais
Além das tradicionais apresentações culturais e feira de artesanato, que valorizam os artistas e artesãos locais, o evento oferece diversos serviços essenciais à população, como emissão de documentos, vacinação, consultas oftalmológicas, orientação jurídica, serviços do Detran, distribuição de mudas, aferição de pressão arterial, corte de cabelo e maquiagem gratuita.
A coordenadora do projeto, Lígia Raquel, explica que a iniciativa visa facilitar o acesso da comunidade a ações básicas de cidadania.
“O São João Solidário é uma ação que nós trouxemos para o bairro dentro dos festejos do Poty Velho para facilitar ações para a própria comunidade, como acessibilidade, no qual não podem sair no final de semana para resolver documentações e saúde, por exemplo, para facilitar ações como essa no próprio bairro. A ação foi criada em razão dos 71 anos dos festejos e com isso ficar mais acessível para o público”, afirmou.
O apresentador da O Dia TV, Walbert Dourado, também destacou a importância do projeto para regiões mais vulneráveis.
“A Fundação Octávio Miranda e o grupo Mais Mídia estão trazendo para o Poty Velho a oportunidade para as pessoas que precisam de um óculos de qualidade, pessoas que não tem como sair da comunidade para irem para um posto de saúde, com acesso a vacinas, então esse projeto é de fundamental importância. Esperamos que ele circule em outras zonas da cidade”, avaliou.
Moradores aprovam a iniciativa
Moradores da região não esconderam a satisfação com o projeto. A dona de casa Luana Martins, que levou o filho Ícaro para se vacinar contra a gripe, elogiou a praticidade.
“Eu achei o evento muito ótimo por conta da rapidez, não tem filas, e próximo de casa, pois não precisei me deslocar para um local, o posto, mais longe de casa”, destacou.
Já a empresária Iara Sâmia viu na ação uma oportunidade de inclusão social:
“É algo extremamente interessante, pois eu não sabia que estava acontecendo, fui saber pelo meu avô. É sempre bom trazer eventos como esses, principalmente para a população carente serviços mais próximos dessas pessoas. Isso porque muitos desses moradores estão com documentação atrasada, vão ter acesso aqui ao Detran, a dados jurídicos, então para a população que necessita muito de ajuda é extremamente necessário e importante”, disse, enquanto recebia uma muda de planta distribuída gratuitamente.
O evento segue até este domingo (29), quando também se encerra a programação dos Festejos em homenagem ao padroeiro do bairro, São Pedro Apóstolo, marcando o encerramento das celebrações no Poty Velho.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.