Portal O Dia

Retorno de Tatiana Medeiros na Câmara acontece amanhã; assessores serão renomeados

Tatiana Medeiros (PSB) vai assumir novamente na Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (14). A vereadora foi solta na sexta-feira passada e seu afastamento do cargo foi revogado pela justiça. Ela poderá comparecer ao Legislativo Municipal para participar das sessões e reuniões. Todos os assessores e a equipe de gabinete da vereadora serão renomeados.

Arquivo / O DIA
Retorno de Tatiana Medeiros na Câmara acontece amanhã

Hoje (13), o advogado de Tatiana, Edson Araújo, se reúne com o Procurador-geral da Câmara, Pedro Rycardo Couto, para acertar os detalhes do retorno da vereadora ao cargo. Ao passo que Tatiana volta para a Câmara, seu suplente, o vereador Leôndidas Júnior, deixa o cargo.

De acordo com o advogado Edson Araújo, Tatiana retornará para a Câmara sem usar tornozeleira eletrônica. Até então, a vereadora vinha sendo monitorada, mas já foi solicitada a retirada do aparelho. Quanto à renomeação dos assessores, vão retornar ao gabinete da parlamentar apenas os que não foram citados no processo. Os servidores cujos nomes constam na ação não serão renomeados, porque não podem ter qualquer tipo de contato com a vereadora.

Ezequiel Araújo/O Dia
Vão retornar ao gabinete da parlamentar apenas os que não foram citados no processo

Edscon Araújo acrescentou que Tatiana está bem de saúde e totalmente apta a retomar sua vida política. A vereadora esteve internada em maio após apresentar problemas de saúde quando cumpria detenção no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Foi após avaliação médica que Tatiana teve a prisão domiciliar concedida.

“Ela sempre esteve apta. O estado de saúde dela se agravou mais pelo fato de ela não estar em casa. Mas depois daquilo, ela seguiu com todas as recomendações médicas. O fato dela ter ido para casa a fez melhorar consideravelmente. Ela está muito bem para reiniciar sua vida e amanhã ela estará aqui”, afirma o advogado de Tatiana.

Tatiana Medeiros cumpria prisão domiciliar desde maio, mas na última sexta (10) teve sua cautelar revogada depois que a justiça anulou as provas do processo. A vereadora foi autorizada e sair de casa para o trabalho e por motivos de saúde. Na mesma decisão, a justiça revogou o afastamento dela do cargo por entender que, se continuasse longe das funções na Câmara, Tatiana estaria tendo seu mandato cassado indiretamente.

Câmara receberá lista de pessoas proibidas de ter contato com Tatiana

A Procuradoria-Geral da Câmara vai receber da defesa de Tatiana Medeiros uma lista contendo cerca de 100 pessoas com as quais a vereadora está proibida de ter contato. São nomes citados no processo como testemunhas que vão depor e investigados. Se por ventura entre estes nomes houver algum assessor, ele estará impedido de retornar ao gabinete da parlamentar.

A lista vai permitir que a Câmara tenha mais controle sobre quem acessa o gabinete de Tatiana Medeiros. “Ela não pode ter contato com nenhum investigado. Tem medidas cautelares de incomunicabilidade, então com estas pessoas, ela continua com a proibição de se comunicar. A lista vai permitir que a Câmara adote todas as medidas necessárias”, explicou o procurador-geral, Pedro Rycardo Couto.

Divulgação/CMT
Pedro Rycardo Couto, procurador-geral da Câmara Municipal de Teresina

Ele explicou, ainda, que o retorno de Tatiana ao cargo é automático. Como a Câmara foi notificada ainda na sexta (10) da revogação do afastamento da vereadora, automaticamente o suplente, Leôndidas Júnior, deixou o cargo, assim como todos que compunham seu gabinete. Tatiana já pode formar sua equipe a partir de hoje e a expectativa é de que amanhã ela já participe da sessão parlamentar.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.