Portal O Dia

Rafael Fonteles confirma tarifa zero no metrô em inauguração de estação no Colorado

O governador Rafael Fonteles inaugurou nesta terça-feira (12) a nova estação de metrô no bairro Colorado, na zona sudeste de Teresina. A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 9 milhões e faz parte da primeira etapa de expansão do Metrô de Teresina, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade. Durante a inauguração, o chefe do executivo estadual confirmou a tarifa zero no metrô em 2025.

Ezequiel Araújo / O DIA
Inauguração da estação do Colorado, na zona Sudeste de Teresina.

Rafael Fonteles afirmou que serão totalizados mais de 600 milhões de reais de investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal no metrô de Teresina, para melhorar a mobilidade urbana da capital.

A partir do ano que vem, tarifa zero no metrô de Teresina. Estamos esperando a aprovação da lei orçamentária pela Assembleia, portanto é a partir do ano que vem. Assim que a Assembleia autorizar, a gente irá fazer a redução para zero da tarifa do metrô de Teresina. Então, estamos investindo mais de 600 milhões, ampliando, revitalizando, duplicando a linha, modernizando as estações, ampliando o número de estações para garantir um transporte com um número dez vezes maior de passageiros por dia do que o que nós temos hoje e com tarifa zero

Rafael FontelesGovernador do Piauí

A cerimônia de inauguração ocorreu no campinho do bairro Frei Damião, local onde a estação está situada. A nova linha, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, beneficiando mais de 4 mil moradores da zona sudeste e facilitando o acesso ao centro da capital. Além da construção da estação, o projeto incluiu a duplicação da linha de 13,5 km, que vai do bairro Itararé ao Centro. Com a duplicação, será possível operar com dois trens simultaneamente, em sentidos opostos.

Fonteles falou ainda sobre uma possível ampliação do metrô para outras zonas da capital e adiantou que há estudos que avaliam a possibilidade. “Esse estudo vai começar a ser feito no ano que vem, mas obviamente que é um processo de longo prazo. A preocupação inicial era modernizar, revitalizar, duplicar essa linha atual da zona sudeste até o centro, mas a nossa ideia é realmente ampliar depois para a zona norte, para a zona sul. Claro que ainda vai ser feito o estudo para depois se pensar nos recursos”, disse. 

Jailson Soares/ODIA
Rafael Fonteles, governador do Piauí.
Ezequiel Araújo / O DIA
Inauguração da estação no bairro Colorado, em Teresina.

Porém a ampliação dependeria de destinação de recursos para as obras. O governador lembrou que a proposta orçamentária ainda deverá ser discutida e votada na Alepi. "O processo começa com a proposta do Executivo e depois, claro, os deputados é que decidem a partir das reivindicações dos poderes, das entidades de classe. É claro que se você aumenta o orçamento por um lado, tem que diminuir por outro. Então essa é a ginástica que tem que ser feita para garantir um orçamento equilibrado, receitas e despesas, mas chegaremos certamente a um bom acordo ao final das discussões, que deve ser no final do ano”, projetou o governador. 

A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades como o presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí, Wilson Martins, que destacou o aumento no atendimento da população da zona sudeste. “É uma entrega do governador Rafael Fontenes de dois quilômetros e meio de expansão para a região sudeste beneficiando aqui a região do Colorado com a moderna estação e toda a grande região do Alto da Ressureição com a Frei Damião, inclusive. Assim, colocar mais em torno de 3 mil pessoas no trem, que é um transporte de qualidade, barato e seguro. Tem mais a expansão em obra até o Todos os Santos e aí vai aumentar consideravelmente o volume de pessoas usando o sistema metroviário de Teresina", afirmou. 

Jailson Soares/O Dia
Wilson Martins, presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí

Outras estações passarão por reformas

As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé também serão reformadas. Outras melhorias estão previstas, como o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para passagem inferior, a reforma da oficina de manutenção e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), essencial para monitorar os trens em tempo real. Com as obras, o tempo de viagem de todo o percurso deve ser reduzido de uma hora para apenas 25 minutos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.