Portal O Dia

Quase 6 mil jovens ainda não tomaram segunda dose da vacina contra a dengue em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está convocando 36 mil crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, para receberem a vacina contra a dengue. Desse total, cerca de 5.945 pessoas nessa faixa etária não retornaram a uma unidade de saúde para tomar a segunda dose.

Divulgação/FMS
Quase 6 mil jovens ainda não tomaram segunda dose da vacina contra a dengue em Teresina

Segundo a fundação, até o momento foram aplicadas 20.890 primeiras doses e 10.191 segundas doses, totalizando 31.082 aplicações registradas no sistema E-SUS. A FMS orienta pais e responsáveis a encaminharem cerca de 5.945 crianças e adolescentes a uma Unidade Básica de Saúde ou ao posto localizado no Teresina Shopping para completarem o quadro vacinal.

A segunda dose deve ser aplicada três meses após a primeira. A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, acredita que a baixa adesão se deve ao fato dos responsáveis não estarem cientes que para receberem a segunda dose não precisa de agendamento prévio, basta se dirigir a um dos postos espalhados pela capital.

“Não há necessidade de agendamento. Fazemos esse apelo porque queremos ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos associados à dengue entre o público-alvo”, destacou, Emanuelle Dias.

Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência em Teresina e, se possível, o cartão de vacinação. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. Já o posto do Teresina Shopping atende de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

Casos em Teresina

De primeiro de janeiro a 31 de julho de 2025, Teresina confirmou 2.932 casos de dengue e um óbito pela doença. Isso significa uma média de quase 14 casos por dia. Apesar dos números terem tido uma queda de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 4.729 casos de dengue confirmados - uma média de 22 casos por dia - e três óbitos, a população deve continuar em alerta.

Sintomas como febre alta, dores de cabeça, musculares e articulares, mal-estar, manchas vermelhas, náuseas e, em casos graves, sangramento, podem acender o alerta de um possível quadro de dengue. Nesses casos, a principal orientação é buscar atendimento médico.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.