Portal O Dia

Professora da UFPI é afastada após denúncias de violências feitas por estudantes

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu afastar uma professora do curso de Moda após denúncias de violências contra estudantes. O caso envolve a docente Glória Cele Coura, citada por alunos em relatos de abusos psicológicos, morais e físicos durante as aulas. O afastamento foi deliberado em reunião do colegiado do curso, realizada na quinta-feira (16), com a presença da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

Divulgação/UFPI
Professora da UFPI é afastada após denúncias de violências feitas por estudantes

As denúncias vieram a público após mobilização de estudantes e do Centro Acadêmico de Design de Moda, que divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais. A nota destacou que os relatos revelam práticas que ferem os princípios éticos e pedagógicos da universidade e pediu providências imediatas das instâncias responsáveis.

“Nos últimos dias, estudantes têm exposto, de forma legítima, situações de desrespeito, autoritarismo e práticas abusivas disfarçadas de ensino, que ferem diretamente os princípios éticos, pedagógicos e humanos que devem nortear o ambiente universitário”, afirmou o Centro Acadêmico de Design de Moda da UFPI, em nota publicada na quinta-feira (16).

Na mesma manifestação, o centro acadêmico reiterou a importância de um ambiente universitário baseado no respeito e na segurança dos estudantes. “Repudiamos toda e qualquer forma de violência, humilhação, intimidação e agressão — verbal, simbólica ou física — praticada por quem quer que seja, especialmente por pessoas em posição de poder. A universidade deve ser um espaço de formação, diálogo e acolhimento, e não de medo e silenciamento", destacou.

Reprodução
Professora da UFPI é afastada após denúncias de violências feitas por estudantes

Por meio de nota, a UFPI informou que já foram instaurados processos administrativos para apurar os relatos, conduzidos dentro dos prazos legais e com respeito ao direito de defesa e contraditório. Em reunião do colegiado do curso de Moda, realizada na quinta-feira (16), com presença da Pró-Reitoria, foi deliberado o afastamento imediato da docente das atividades em sala de aula.

“Em reunião do colegiado do Curso de Moda, realizada em 16 de outubro, com a presença da Pró-Reitoria, foi deliberado o afastamento imediato da docente das atividades em sala de aula, medida necessária para restabelecer um ambiente de respeito e garantir a continuidade do período letivo sem novos prejuízos à turma”, declarou a instituição.

Segundo a Universidade, desde o primeiro relato, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários acompanha o caso, mantendo diálogo constante com os estudantes e com a coordenação do curso. "A PRAEC passou a acompanhar o caso diretamente, mantendo diálogo constante com os estudantes e com a coordenação do curso. Uma das discentes foi acolhida e orientada pela equipe da Sala Lilás, tendo registrado boletim de ocorrência e formalizado denúncia por meio da plataforma Fala.BR", informou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.