A Prefeitura Municipal de Teresina informa que a Empresa de Processamento de Dados de Teresina (Prodater) passou por uma reformulação institucional e, a partir de agora, adota uma nova identidade. A empresa deixa de existir com a antiga denominação e passa a se chamar Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
LEIA TAMBÉM
A mudança marca um passo importante na modernização da gestão pública municipal, ampliando o papel da antiga Prodater e fortalecendo as políticas voltadas ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e à transformação digital de Teresina. A SECTI terá como missão implementar soluções inovadoras, promover a inclusão digital e aproximar a tecnologia da população, garantindo mais eficiência e transparência nos serviços públicos.
A mudança já vinha sendo estudada pela gestão municipal. Em agosto deste ano, a Prefeitura de Teresina encaminhou à Câmara Municipal dois projetos de lei complementar que propõem mudanças estruturais em órgãos estratégicos da administração pública: a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater) e a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb).
A proposta de transformar a Prodater em Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) visa reconfigurar a empresa pública da administração indireta, para que a SECTI passe a integrar a administração direta do município. A mudança tem como objetivo fortalecer a política de tecnologia da informação e comunicação (TIC) de Teresina, permitindo maior integração, padronização e governança digital.
A medida busca alinhar a gestão da cidade às melhores práticas de inovação e ampliar a oferta de serviços digitais ao cidadão.Entre os pontos destacados pela Prefeitura, estão:
- fortalecimento da transformação digital como política de Estado municipal;
- unificação de sistemas e infraestrutura de dados;
- incremento de receita sem aumento de impostos, já que a retenção de IRRF em contratos administrados passará a ser destinada ao município;
- maior agilidade em contratações de soluções tecnológicas;
- redução de custos administrativos;
- e ampliação da transparência e do controle social.
A Prefeitura assegura que não haverá demissões nem perda de benefícios para os atuais empregados da Prodater, que manterão vínculo celetista. Apenas os futuros servidores da nova secretaria ingressarão por concurso público com regime estatutário.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.