Portal O Dia

Previsão indica possibilidade de chuva no Dia de Finados em Teresina

O feriado de Finados, celebrado neste sábado (02), deve ser marcado por possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões do Piauí, inclusive em Teresina, segundo previsão da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Apesar da tradicional expectativa de chuva para a data, o fenômeno deve ocorrer de forma fraca e pontual, sem comprometer as visitas aos cemitérios.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, o estado está sob influência de uma penetração de umidade vinda do Maranhão, o que favorece o aumento da nebulosidade, especialmente na faixa sudoeste do Piauí. “Há previsão de chuva isolada no sábado e possivelmente no domingo, mas nada que atrapalhe o feriado. Em Teresina, o calor continua, e apenas uma leve redução na temperatura pode ser sentida”, explica.

Assis Fernandes / O DIA
Previsão indica possibilidade de chuva no Dia de Finados em Teresina

Sônia reforça que não se trata de uma chuva generalizada. “Será algo pontual, com ventos mais intensos no litoral e possíveis pancadas rápidas no Cerrado piauiense. Essa umidade é um indicativo de que estamos nos aproximando do período mais úmido, mas o calor ainda predomina”, complementa a meteorologista.

Previsão para os próximos dias e para o mês de novembro

A umidade deve avançar sobre o Piauí até o dia 2 de novembro, reduzindo levemente no dia seguinte, mas voltando a aumentar nos dias seguintes. Mesmo com a presença de nuvens, as temperaturas devem seguir elevadas, podendo ultrapassar os 39°C em algumas cidades. Em Picos, por exemplo, os termômetros chegaram a 40°C nesta quinta-feira (30).

Sônia Feitosa explica que o mês de novembro marca o início da transição para o período chuvoso, mas ainda com precipitações isoladas e irregulares. “As chuvas começam de forma tímida, principalmente nas regiões Norte e Centro-Norte. Já no Sudoeste, no Cerrado piauiense, elas tendem a atingir áreas mais amplas”, afirma.

Arquivo O Dia
Mesmo com a presença de nuvens, as temperaturas devem seguir elevadas

A meteorologista ressalta ainda que o prognóstico para os próximos meses é positivo, com expectativa de temperaturas mais amenas a partir de dezembro. “A La Niña está em condição neutra, o que é bom. Isso deve favorecer um dezembro menos quente e um início de 2026 não tão quente”, conclui.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.