A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), abriu um crédito suplementar no valor de R$ 1.850.000,00 para custear as despesas da reforma e ampliação da Feira de Livros da Praça Demóstenes Avelino, mais conhecida como a Praça do Fripisa. A medida é a primeira da atual gestão quanto a revitalização e recuperação do Centro de Teresina. A decisão foi oficializada por meio de portaria, publicada no Diário Oficial do Município.
No mês passado, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), havia anunciado a construção de um novo espaço para abrigar os vendedores de livros usados a Praça do Fripisa. O projeto visa construir um local para abrigar 118 lojas para pessoas que comercializam livros usados, objetivando o público que não pode comprar um livro novo, além de incentivar o comércio local e a educação de Teresina. A portaria entrou em vigor na data de sua publicação.
LEIA TAMBÉM
- Matizes busca apoio para realizar Parada da Diversidade no Centro de Teresina
- ‘Vem pra Saraiva’ movimenta o centro de Teresina e resgata sentimento de pertencimento
- Minha Casa, Minha Vida: conjunto habitacional poderá ser construído no Centro de Teresina
- Lei que prevê revitalização do centro histórico de Teresina é sancionada
À época do anúncio da construção do espaço, Silvio Mendes ressaltou a iniciativa e também destacou o aspecto socioeconômico e cultural dessa revitalização.
"A Prefeitura de Teresina está assumindo um compromisso e vamos fazer, já encaminhar para a licitação, essa obra de revitalização da Praça do Fripisa, para que lá sejam vendidos os livros para quem tem fome de saber. Brevemente a gente vai entregar para a cidade, para todos vocês, uma forma de sobrevivência pela cultura, pela cidade que a gente deseja melhor”, ressaltou.
A medida também foi respaldada pelo Decreto Municipal nº 27.897, publicado em abril, que formaliza essa delegação de atribuições. A secretaria argumenta que o modelo confere mais agilidade na execução do orçamento, sem comprometer a legalidade dos procedimentos.
Com a obra, a gestão pública municipal busca reforçar o compromisso em oferecer condições adequadas para quem desempenhar sua atividade econômica de forma digna.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.