A Prefeitura de Teresina criou um Comitê Gestor Municipal da Estratégia Busca Ativa Escolar para combater a evasão escolar na capital. O grupo vai ficar responsável por identificar e localizar crianças e adolescentes que, por qualquer motivo, abandonam os estudos. O grupo vai atuar no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
A criação do comitê considera que a educação é direito de todos e dever do Estado, da sociedade e da família, conforme prevê a Constituição Federal. A ideia é que a busca ativa se torne uma estratégia de mobilização social para garantir o acesso a bens e serviços educacionais às camadas mais vulneráveis da população.
Essa busca ativa vai se dar em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, (Unicef) e outras entidades. Será disponibilizada gratuitamente uma plataforma eletrônica de Busca Ativa Escolar de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão para o enfrentamento do chamado “fracasso escolar”.
O Comitê Gestor Municipal da Busca Ativa Escolar de Teresina será composto pelo secretário de Educação, Ismael Silva, e contará com uma coordenação operacional mais uma equipe de supervisão institucional. Ao grupo vai competir gerenciar as ações da estratégia de busca ativa pelos estudantes que deixam a escola por algum motivo e elaborar um plano de ação para combater a evasão.
LEIA TAMBÉM
O decreto de criação do grupo foi assinado pelo prefeito Silvio Mendes e publicado na última sexta (09) no Diário Oficial.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.