Portal O Dia

Prefeitura de Teresina cobra ressarcimento de Timon por atendimentos no HUT

O prefeito da capital, Silvio Mendes (União Brasil), confirmou que vai encaminhar à Prefeitura de Timon um pedido de ressarcimento pelos custos com atendimentos realizados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). As declarações foram dadas ao PortalODia.com nessa segunda-feira (25).

Assis Fernandes / O DIA
Prefeitura de Teresina cobra ressarcimento de Timon por atendimentos no HUT

Todos os meses, milhares de timonenses atravessam a ponte em busca de atendimento médico de urgência e emergência na capital piauiense, o que sobrecarrega a rede de saúde municipal.

De acordo com informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está em negociação um repasse mensal de aproximadamente R$ 1,4 milhão por parte da Prefeitura de Timon, administrada por Rafael Brito (PSB). O valor serviria para compensar os atendimentos prestados aos moradores do município maranhense no HUT.

Silvio Mendes destacou que a medida é necessária não apenas em relação a Timon, mas também a outros municípios que utilizam os serviços de saúde de Teresina.

“O ressarcimento de Timon a Teresina é bom para eles e para a gente. Não é só o Timon. São 27 municípios que fazem tratamento de alto custo, na área de câncer, por exemplo. Eu acho que se cada um pagar o seu, no fim, ganha todo mundo”, afirmou.

Na semana passada, o prefeito também participou de conversas em Brasília sobre o repasse de R$ 60 milhões para a saúde. Ele reforçou que o financiamento do setor deve envolver todas as esferas de governo.

“O que for preciso, dinheiro público, o cidadão não quer saber se é do município, se é do Estado, se é da União. Quem mais concentra dinheiro, quem é? É o governo federal, não é? Mas é preciso juntar o município, o Estado e o governo federal, para tentar atender a população. E nem sempre é suficiente. Todo mundo sabe que o dinheiro da saúde é menos do que precisa”, ressaltou.

A expectativa é que Silvio Mendes e Rafael Brito realizem uma nova rodada de negociações nos próximos dias, com o objetivo de definir um acordo que pacifique a questão.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.