A limpeza pública tem sido um dos principais problemas da atual gestão. Ao longo de 2025, o setor enfrentou paralisações de trabalhadores, fins de contrato e, mais recentemente, a substituição de uma das empresas que atuava nas zonas Sul e Sudeste. Nesta segunda (29), a Prefeitura anunciou a criação de um Plantão de Lixo para atuar em diversas regiões de Teresina.
O anúncio foi feito pelo prefeito Silvio Mendes (UB) e é basicamente uma central de recebimento de denúncias sobre acúmulo de lixo na cidade. “É um telefone que vai ficar de plantão para qualquer cidadão de Teresina que encontrar lixo acumulado em qualquer lugar da cidade poder acionar e informar para que possamos tomar providência”, explicou o prefeito.
O telefone do Plantão de Lixo é o (86) 99402-4586.
Para dar vazão à demanda na cidade, estão sendo acrescentados 12 caminhões compactadores destinados para as zonas Sul e Sudeste, que é onde tem se acumulado mais lixo nas ruas. Vale lembrar que com o fim do contrato com a empresa Ibero-Lusitana, uma nova operadora já foi contratada e já começou a atuar na região.
A Prefeitura trabalha agora na licitação definitiva do setor de limpeza pública para, segundo Silvio Mendes, sanar de vez o problema da cidade.
Operação tapa-buraco
Teresina também vai ter a partir de agora quatro patrulhas para uma operação tapa-buraco. As equipes vão percorrer diariamente as avenidas e ruas mais movimentadas de Teresina para reparar a pavimentação asfáltica onde for preciso. O objetivo é que a capital entre no período chuvoso com mínimo de buracos possíveis nas vias públicas para evitar acidentes.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.