Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) encontraram nesta sexta-feira (31), indícios de fraude eletrônica em um posto de combustível localizado no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina. A irregularidade foi descoberta durante uma ação de fiscalização realizada após o recebimento de uma denúncia enviada ao número de WhatsApp da ouvidoria do órgão.
Durante a vistoria, os fiscais constataram que duas bombas de combustível entregavam mais de 10% a menos do volume indicado no visor. Na prática, a cada 20 litros abastecidos, o consumidor recebia cerca de 2,4 litros a menos do que o registrado, prática conhecida como medida baixa. Além disso, foi encontrada uma placa acoplada dentro da bomba medidora, com indícios de fraude eletrônica. O equipamento foi removido e encaminhado para análise laboratorial.
De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, o comportamento atípico observado nos testes preliminares levantou suspeitas de manipulação. Ele destacou a importância da participação da população no combate a esse tipo de crime.
“Ao suspeitar de irregularidades no abastecimento do seu veículo, é fundamental acionar os canais de atendimento do nosso órgão para registrar a denúncia. Dessa forma, podemos encaminhar uma equipe de fiscalização para verificar a situação e garantir a proteção dos consumidores”, ressaltou o diretor.
As denúncias podem ser encaminhadas à ouvidoria do Imepi pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível para download nas lojas de aplicativos, ou ainda pelo WhatsApp (86) 99456-1921.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.