Portal O Dia

Ponte da UFPI: Silvio Mendes diz que cumprirá decisão do TCE desde que seja fundamentada

O prefeito Silvio Mendes comentou o impasse com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) acerca da licitação da ponte da UFPI. A Corte determinou a suspensão do processo licitatório após o consórcio ACA Conecta Teresina vencer a etapa de preços, mas sem desclassificada pela Comissão de Licitação sob o argumento de inconsistências em planilhas orçamentárias.

Divulgação/SAAD Norte
Ponte da UFPI: Silvio Mendes diz que cumprirá decisão do TCE desde que seja fundamentada

Silvio disse que vai cumprir a decisão do TCE desde que ela seja fundamentada. “O que o Tribunal de Contas mandar fazer fundamentado, a gente faz. Aquilo que não estiver fundamentado e a gente achar que a Prefeitura tem razão, a gente argumenta. Contanto que a gente faça o que é correto fazer”, afirmou o prefeito.

O objeto da licitação é contratar a empresa que deve executar os serviços de construção da ponte da UFPI, que vai ligar as zonas Leste e Norte da capital a partir da Avenida Raul Lopes até o bairro Água Mineral. A licitação é no valor de R$ 59 milhões. O projeto se arrasta desde 2019 e já passou por diversos abandonos de obra.

Assis Fernandes / O Dia
Ponte da UFPI: Silvio Mendes diz que cumprirá decisão do TCE desde que seja fundamentada

Até o momento, somente cerca de 18% dos serviços foram executados. Em 2019 a obra foi lançada e a primeira empresa executou as fundações, mas declarou falência e abandonou o projeto. Uma nova licitação foi feita em 2021 e uma nova empresa foi contratada, mas não chegou a iniciar os trabalhos devido aos impactos da pandemia.

Em 2023 a Prefeitura buscou destravar a obra por meio de decretos, focando nas desapropriações de imóveis nas áreas afetadas. Em agosto do ano passado, um novo processo licitatório foi aberto para concluir a ponte, mas acabou suspenso pelo TCE agora em janeiro.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.