Portal O Dia

Policial militar salva bebê engasgado em Teresina com manobra de Heimlich

Um policial militar do 13º Batalhão realizou o salvamento de um bebê engasgado na noite desta sexta-feira (28), no bairro Francisca Trindade, zona Norte de Teresina. O resgate aconteceu quando um casal desesperado interceptou uma viatura da PM pedindo socorro, momento em que os militares agiram imediatamente, salvando a vida da criança.

Reprodução PMPI
Policial Militar em salvamento ao bebê na noite desta sexta (28)

As manobras de desobstrução das vias aéreas foram realizadas pelo soldado Jorge Otávio, que aplicou a manobra de Heimlich. O policial havia aprendido a técnica em um curso de formação há apenas quatro meses.

Ele relatou que estava em patrulhamento ostensivo quando foi abordado pelo casal. De imediato, colocou o bebê sobre o joelho, em posição diagonal, e iniciou a manobra, pressionando com dois dedos as costas da criança até desobstruir as vias aéreas.

“Antes da manobra ele estava vermelho, sem reação, olhos fechados, já desfalecendo. Quando fiz três ou quatro pressões, ele chorou e desengasgou. A gente orientou que fossem direto ao hospital’”, relatou.

Após a ação, o bebê voltou a respirar normalmente, e os pais o levaram para atendimento médico. Este foi o segundo caso em poucas semanas. No último dia 14, durante uma fiscalização de trânsito na Avenida Maranhão, a soldada Josyara Dourado, do BPTRAN, também salvou um bebê de apenas três meses que chegou à guarnição sem respirar, utilizando a mesma técnica.

Como realizar a manobra de Heimlich

Em adultos e crianças conscientes (acima de 1 ano):

Posicione-se atrás da pessoa, passando os braços ao redor da cintura. Apoie uma mão fechada com o polegar sobre o abdômen, logo acima do umbigo, e coloque a outra mão sobre a primeira. Realize compressões rápidas de baixo para cima, repetindo até a desobstrução. Em mulheres grávidas, as compressões devem ser feitas no centro do tórax.

Em bebês (menores de 1 ano):

Coloque o bebê de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o tronco. Dê cinco tapinhas firmes nas costas até que o objeto seja expelido. Se não funcionar, vire o bebê de costas e faça 15 compressões torácicas com dois dedos.

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Como fazer a manobra em bebês.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.